Topo

Nina Lemos

O garçom-gato da festa de Anitta fala muito dos nossos preconceitos

Nina Lemos

02/04/2018 10h46

"'Garçom-gato' da festa da Anitta bomba na web depois de elogio da cantora". O garoto em questão chama Cleiton Estefano e tem 22 anos. Ele trabalhou na festa da Anitta e, depois de ser elogiado, ganhou muitos seguidores no Instagram, matérias, e já fez até um ensaio sensual. Nada contra Cleiton, mesmo. Tomara que ele faça sucesso na carreira que escolher. E também nenhuma surpresa com o fato de um garçom ser gato.

Agora, presta atencão, já percebeu que o "alguma coisa gato" sempre tem uma profissão ou um rótulo considerado sem status? Como se fosse uma surpresa que caras comuns, como, sei lá, o sorveteiro da esquina, fossem bonitinhos.

Os "homens-gatos" surgiram na sequência do Mendigo Gato de Santa Catarina, um rapaz que chamou atenção em 2013 por ser mendigo e parecer um modelo dinamarquês de olhos azuis.

Segurança Gato do Metrô

Em uma busca, encontrei o Vendedor de Balas Gato, o Mecânico Gato, o Ladrão Gato, o Pedreiro Gato, o Gari Gato, o Segurança Gato do Metrô e por aí vai. Existe uma lista sem fim de bonitinhos em profissões "sem glamour". O olhar de quem descobre e viraliza os bonitinhos geralmente acha tudo muito inusitado, como se falassem: "Olha, existe gari gato!" Ou "ele é gato, apesar de gari". Socorro, gente.

Sério que é um milagre um vendedor de bala no farol ser bonito? Quanto preconceito há nesse olhar?

Os gatos de classe trabahadora logo viralizam, viram notícia e ganham ensaio de modelo. Alguns conseguem fama passageira. Bom para eles. Mesmo, que aproveitem.

Agora, por que ficamos tão surpresos?

Por que ninguém se surpreende quando o gato é publicitário, empresário, sommelier, psicanalista, arquiteteto e outras profissões "chiques" (mil aspas, já que todo trabalho é digno e alguém entender de vinho não faz a pessoa melhor do que a que entende de carro)?

Pois eu me dei ao trabalho de pesquisar. E não, não existe o Arquiteto Gato, o Designer Gato, o Sommelier Gato. Entre as profissões "mais chiques" só encontrei o "Engenheiro Gato". Não encontrei o Arquiteto Gato (apesar de conhecer vários) nem o jornalista gato (apesar de não conhecer nenhum, brincadeira, colegas, não resisti).

Ah, mas é só uma brincadeira inventar o "motorista de uber gato (claro, os gatos de classe popular se atualizam e já existe essse muso. Mas não, não encontrei o gato-da-startup…)

Tudo bem! Sim! É uma brincadeira. Mas… minha gente, não é porque estamos brincando que não podemos pensar. E questionar.

E viva os meninos gatos (e os que não são) de bom coração. No fim, vocês sabem, é isso que importa. Seja ele gari, motorista de Uber ou diretor financeiro de uma startup.

Sobre a autora

Nina Lemos é jornalista e escritora, tem 46 anos e mora em Berlim. É feminista das antigas e uma das criadoras do 02 Neurônio, que lançou cinco livros e teve um site no UOL no começo de 2000. Foi colunista da Folha de S. Paulo, repórter especial da revista Tpm e blogueira do Estadão e do Yahoo. Escreveu também o romance “A Ditadura da Moda”.

Sobre o blog

Um espaço para falar sobre a vida das mulheres com mais de 40 anos, comportamento, relacionamentos, moda. E também para quebrar preconceitos, criticar e rir desse mundo louco.