Topo

Nina Lemos

Para gringos, Brasil não é o pior nem o melhor país do mundo: é só mediano

Nina Lemos

06/06/2018 04h00

 

Foto: Flavio Florido/FolhaPress

"O melhor do Brasil é o brasileiro". Afinal, somos ótimos de piadas, ficamos amigos de todo mundo e temos os melhores memes, mesmo quando nosso time perde de 7 a 1 para os alemães, que por sinal são péssimos em memes (o que é verdade).

"O pior do Brasil é o brasileiro, já que só pensamos em levar vantagem, somos egoístas, sem educação. Povos mais 'desenvolvidos' são melhores."

Eu não concordo com nenhuma dessas duas visões, que fique claro. Acho que nós, brasileiros, somos apenas seres humanos, com erros e coisas legais (assim como as outras pessoas do mundo).

Temos nossas peculiaridades (e todos os povos as têm) e uma delas é  achar que ou somos os MELHORES DO MUNDO ou os PIORES. A nossa tendência ao exagero é divertida e eu me identifico totalmente com ela. Sou uma dramática que sempre oscilou entre ter O MELHOR DIA DA VIDA e o PIOR MOMENTO, MEU DEUS, NOSSA, VOU MORRER. Exagerada,  eu sou mesmo exagerada.

Dito isso, a gente tende a se achar o máximo (abençoados por deus, bonitos por natureza) ou um lixo (o brasileiro não sabe votar, o brasileiro não tem cultura, coisas que são ditas insistentemente pelos próprios brasileiros, como se quem falasse fosse marciano).

Enquanto na internet se diz o tempo todo que "o melhor do Brasil é o brasileiro", outro dia li em uma coluna da Folha que o pior do Brasil era o brasileiro.

Resolvi olhar as pesquisas para ver se minha percepção de que éramos apenas normais estava correta. E amigos brasileiros e brasileiras, trago uma noticia que pode ser atordoante. Sabe o que o resto do mundo pensa da gente? Que somos… legais. OK. Somos mais ou menos.

Está provado em números que aqueles que visitam  (ou moram por um tempo) no Brasil não acham que somos o melhor lugar com o melhor povo. Mas também não acham que somos os piores (xô, complexo de vira lata!).

Segundo levantamento de 2018 feito pela Internations (o maior site e comunidade online de pessoas que vivem fora de seus países) feito com 20 mil expats (um nome mais chique para imigrantes, que define, de certa forma "imigrantes ricos e brancos")  publicado pela revista Forbes, o Brasil ocupa o 17º lugar na lista dos países com  a população mais amigável do mundo. A pesquisa inclui fatores como "facilidade para fazer amigos", "atitudes das pessoas com estrangeiros" e "lugares onde as pessoas gostariam  de viver para sempre."

O país que ganha o ranking de mais amigável é Portugal, seguido por Taiwan e pelo México. Os países menos amigáveis são o Kuwait e a Áustria.

Trago  notícias também para aqueles mais exagerados ainda, que vivem dizendo por aí que o Brasil é o melhor em tudo ou o pior lugar de todos.

Segundo um levantamento da agencia americana News & World Report, famosa por fazer rankings e análises confiáveis, o Brasil também é … apenas um país mediano. No dado de "melhores países no geral" de 2018 publicado por eles, o Brasil ocupa o numero 29 no total de 80. O melhor é a Suíça. O pior país de todo o planeta esse ano, baseado que vão em fatores desde a política, a economia e a qualidade de vida não é o nosso! É a Argélia.

Somos apenas medianos. Aceitem. E não vai ser o resultado da Copa que vai mudar isso.  Nem se a gente ganhar. E nem se a gente perder de 7 a 1, mas fizer memes incríveis.

Sobre a autora

Nina Lemos é jornalista e escritora, tem 46 anos e mora em Berlim. É feminista das antigas e uma das criadoras do 02 Neurônio, que lançou cinco livros e teve um site no UOL no começo de 2000. Foi colunista da Folha de S. Paulo, repórter especial da revista Tpm e blogueira do Estadão e do Yahoo. Escreveu também o romance “A Ditadura da Moda”.

Sobre o blog

Um espaço para falar sobre a vida das mulheres com mais de 40 anos, comportamento, relacionamentos, moda. E também para quebrar preconceitos, criticar e rir desse mundo louco.