Topo

Nina Lemos

Não basta foto perfeita, sites oferecem legendas "bonitas" para Instagram

Nina Lemos

11/07/2018 05h00

 

A moda de postar fotos no Instagram com frases "inspiradoras" não vem de hoje. Há um tempo, famosos e anônimos adotaram a mania de colocar imagens na rede social mais narcisista (e a que mais cresce) do mundo com mensagens "inspiradoras."

Por exemplo: você posta uma foto de biquíni em uma praia e escreve embaixo uma mensagem motivacional como "nada como um dia após o outro, sigo meu caminho, um dia de cada vez." O que a foto de biquíni mostrando a bunda tem a ver com a frase é um mistério. Mas pegou. Virou modinha. Assim como usar fotos pensativas, caminhando em uma praia, para mandar recados para exs, inimigas (sic).

A ideia, me parece, é mostrar que está linda (lindo), em um lugar incrível. "Nem aí para nada." Se não estivesse nem aí mesmo, não estaria mandando foto com recado, claro. Mas faz parte da loucura narcisista em que vivemos.

Parece brincadeira, mas existe

Hoje mesmo li que a ex-mulher de um famoso tinha usado seu insta para mandar um recado. Mais uma segunda-feira normal na Internet…

Só que como tudo pode ficar mais maluco ainda (principalmente nas redes) me surpreendi ao descobrir um novo filão: o de sites que oferecem legendas prontas para o Instagram. Eu não estou brincando. Isso existe.

Não sabe o que escrever em uma foto "pensativa?" Não sabe o que escrever em uma foto em que está sorrindo? Pois centenas de sites oferecem exemplos de legendas para você copiar e colocar embaixo da foto e pagar de profunda e inteligente. Tipo, não basta parecer bem na foto, tem que parecer profunda… Se você não tem idéias, sem problemas. O "serviço" é gratuito.

Tem letra de música também (sem crédito)

O site "frases para insta", por exemplo, exibe uma variedade impressionante de ofertas, como: "frases para fotos sozinho" (dividida na categoria masculino e feminino), "legenda para foto com amiga", "legenda para fotos com amigas". "Legendas para fotos com primas (!)". E, claro, legendas para fotos na praia e na academia.

Exemplos de legendas disponíveis: Para fotos sozinhas (masculinas): "tô firmão!". E até o rapper Criolo foi parar na onda (usam frases dele, sem crédito, claro). "More aonde for, viva o que viver, seja um homem, e mantenha sua postura" é uma das sugestões. A frase, só para você saber, é da música "É o teste!". Vai que você decide postar…

E se você postou uma foto pensativa, tem como sugestão do cardápio: "A gente percebe tanta coisa ficando em silêncio." Ou seja, você não precisa nem pensar para estar pensativa.

Acredite: você é capaz de escrever uma frase

Blogs especializados também investem no filão. Em um site de viagens, o Mala de Viagens, encontrei o post 50 fotos perfeitas para fotos de viagem no Instagram. Exemplo de uma delas: "guarde coisas para contar, não para mostrar". Como? Mas então, por que você está não só mostrando a foto da viagem, como ainda se deu ao trabalho de pesquisar uma legenda na Internet, se não quer mostrar?

Claro, assim como existem sites para copiar frases, existem blogs ensinando a fazer poses, usar as palavras que geram mais likes (o que o like vai mudar na sua vida eles não explicam, mas segundo cientistas, os likes funcionam como uma droga), fazer a melhor selfie, imitar a pose das blogueiras de mais sucesso. Não basta se expor, tem que ser perfeito. Foto, legenda, pose. Mesmo que soe ridículo. Não importa, tem que ser "igual todo mundo está fazendo."

Afinal, para que acordar numa segunda-feira se não for para fazer a MELHOR foto de segunda-feira com a frase de autoajuda que combine? Uma dica: você é capaz de escrever uma frase. E, se você não tem ideia, não precisa escrever também. Nem postar. Mas será que você consegue?

Sobre a autora

Nina Lemos é jornalista e escritora, tem 46 anos e mora em Berlim. É feminista das antigas e uma das criadoras do 02 Neurônio, que lançou cinco livros e teve um site no UOL no começo de 2000. Foi colunista da Folha de S. Paulo, repórter especial da revista Tpm e blogueira do Estadão e do Yahoo. Escreveu também o romance “A Ditadura da Moda”.

Sobre o blog

Um espaço para falar sobre a vida das mulheres com mais de 40 anos, comportamento, relacionamentos, moda. E também para quebrar preconceitos, criticar e rir desse mundo louco.