Topo

Nina Lemos

Madonna faz 60 anos prestando um serviço a todas nós: envelhecer em público

Nina Lemos

15/08/2018 04h00

Foto: Getty Images

Madonna faz 60 anos. Isso não é qualquer data. Isso porque Madonna faz 60 anos lutando pelo direito de envelhecer e não mudar. Envelhecer e não se esconder. Envelhecer e ser sexy. Envelhecer e ser o que quiser. Madonna faz 60 anos celebrando e gritando a idade. Não tem o que esconder.

Há muito tempo existe a imagem de celebridades como Greta Garbo, que decidiram se esconder e desaparecer no auge da beleza.  Vítimas de uma cultura que, simbolicamente, quer matar as mulheres que ousam envelhecer, muitas estrelas decidem se trancar, levar uma vida pacata no campo e desaparecer dos holofotes. E, sem querer, alimentam o mito de que, se você for uma beldade famosa e envelhecer, o que você deve fazer é…  sumir do mapa!  Ninguém deve ver você perecer, ninguém merece assistir a esse "terrível espetáculo!"

Pois Madonna faz 60 anos gritando para o mundo que: ela não vai se esconder, ela vai aparecer bastante, como fez na vida toda, e também incomodar muito, como sempre o fez.

Se o Mick Jagger pode…

Ela comemora sem esconder a idade (muito pelo contrário). Está se divertindo muito, produzindo, cuidando dos seis filhos e fazendo política. Sim, porque desde que começou a ser alvo de preconceito pelo simples fato de envelhecer (o etarismo ou ageismo), ela virou militante dessa causa.

Em entrevista em abril, para promover sua linha de produtos de beleza, ela disse: "O que estou enfrentando agora é o ageismo. Com as pessoas tentando me colocar para baixo porque eu namoro homens mais jovens ou continuo fazendo coisas que são consideradas permitidas só para mulheres jovens. Mas quem fez essas regras? Eu vou continuar lutando contra isso." E ainda ameaçou: "As pessoas vão ter que calar a boca!"

Ela tem feito a sua parte para que as coisas mudem. E, no que depender dela, vão ter que calar a boca, sim.

Em 2016, a cantora foi ao baile do MET com a bunda de fora para chocar. E chocou. Depois, disse que o tinha feito de propósito, como um manifesto pelo direito de se vestir como quisesse apesar da idade. "Eu nunca me comportei, nunca fiz o que queriam, por que iriam esperar que eu fizesse isso agora?", perguntou a atriz. Que também já disse: "O Mick Jagger pode sair com mulheres 40 anos mais nova que todo mundo acha ok. Agora, eu, não, quando faço isso sou chamada de puta."

Quem há de negar o tratamento diferente dado para homens e mulheres quando envelhecem, heim?

Madonna, em 2016, recebeu o prêmio de mulher do ano da revista Billboard com um discurso histórico. "Estou aqui como capacho, ou melhor, como mulher no mundo do entretenimento", ela começou. Acrescentando que a coisa mais rebelde e polêmica que ela já fez na vida foi ter continuado. "Se você é uma mulher, não ouse envelhecer, envelhecer é um pecado".

Ao não aceitar seu destino de celebridade que deveria: ou sumir ou virar recatada e do lar ou mudar o guarda roupa para cores beges e chiques e virar uma "senhora distinta", Madonna fez um serviço e tanto para todas as mulheres do mundo.

Ao lutar pelo seu direito de poder envelhcer sendo ela mesma (sim, é bizarro que se tenha que lutar por isso, mas é fato) Madonna faz um favor para todas nós. Obrigada, Madonna!

Que a gente celebre, no dia do seu aniversário de 60 anos, o direito de todas nós de comemorar 60, 70, 80, sem se esconder ou ter que mudar para ser "aceita". O aniversário é da Madonna, mas a causa é de todas. Viva, Madonna!

Sobre a autora

Nina Lemos é jornalista e escritora, tem 46 anos e mora em Berlim. É feminista das antigas e uma das criadoras do 02 Neurônio, que lançou cinco livros e teve um site no UOL no começo de 2000. Foi colunista da Folha de S. Paulo, repórter especial da revista Tpm e blogueira do Estadão e do Yahoo. Escreveu também o romance “A Ditadura da Moda”.

Sobre o blog

Um espaço para falar sobre a vida das mulheres com mais de 40 anos, comportamento, relacionamentos, moda. E também para quebrar preconceitos, criticar e rir desse mundo louco.