Topo

Nina Lemos

Atenção, quarentões: os jovens não transam tanto quanto vocês imaginam

Nina Lemos

20/08/2018 11h16

Ilustração: Getty Images

A casa do vizinho tem a grama mais verde. Eles têm modelos incríveis (ainda mais com os filtros do Instagram!). E eles fazem sexo o tempo inteiro. Quer dizer, talvez não todos os dias, mas MAIS do que a gente, com certeza. Ainda mais se eles forem jovens.

Nós, quarentões, muitas vezes olhamos para os jovens com olhar invejoso e pensamos: "Isso que é vida! Essas pessoas vivem fazendo sexo o tempo todo, em festas muito loucas, o tempo inteiro."

Nesse caso, esquecemos que também já fomos jovens. E que não, não era assim. A gente transava? Sim. Ía a festas estranhas com pessoas esquisitas? Sim (e, sinceramente, espero que você continue indo, mesmo que menos, porque festa estranha com gente esquisita não é uma coisa que você deva frequentar só nos seus 20 e poucos).

Sexo x boletos

Mas…  Voltando ao sexo. Uma pesquisa mostra que sim, a gente, adulto, acha que os jovens transam muito MAIS do que imaginamos! E, digo mais, quase ninguém faz tanto sexo quanto você imagina. Elas, provavelmente, se saudáveis, fazem tanto quanto você.

Isso porque existem outras coisas na vida, como trabalho, amigos, pagar boletos, ter insônia pensando em pagar boletos etc. Aos números. A pesquisa, realizada pela BBC, para tentar entender a diferença de percepção das pessoas sobre as outras e a realidade de suas vidas, mostra que a maioria dos adultos pensa que os jovens transam tipo quatro vezes MAIS do que eles de fato o fazem.

A maioria dos britânicos, americanos e australianos pensa que os jovens homens entre 18 e 29 anos fazem sexo 14 vezes por mês. Ou seja, um dia sim, um dia não. A realidade: a média, nessa idade, é de quatro vezes por mês. E olhe lá! A percepção geral é que esses jovens homens façam sexo cerca de 140 vezes por ano. A realidade: a média nessa idade é de 50 transas por ano.

Para mim, isso faz todo sentido. Esses meninos, tenham a orientação sexual que tiverem, são pessoas que, como as outras, precisam acordar cedo, estudar, e também fazer coisas estúpidas tipo postar fotos e tretar no Facebook.

A coisa fica mais louca ainda quando os homens imaginam como é a vida sexual das mulheres jovens. Os britânicos e americanos pensam que elas transam 22 vezes por mês. Ou seja, mais do que cinco vezes por semana! A realidade: em geral, elas transam cinco vezes por mês.

Terra das novinhas

No Brasil, terra em que as jovens são chamadas de "novinhas" (um termo cheio de malícia, muitas vezes dito de um jeito nojento), duvido que a percepção seja diferente. Sou moralista? Talvez. Mas se eu tivesse uma filha adolescente e visse um homem se referindo a ela como "novinha", não responderia pelos meus atos.

Mas como já tive meus 20 e poucos anos (e tenho amigas dessa idade) conto para vocês que… a vida dessas meninas é normal. São pessoas que trabalham, estudam. Com essa idade temos mais tesão? Sim. Mais ânimo para sair? Sim! Mas também mil inseguranças, paranoias e coisas práticas para fazer mesmo, tipo aprender a morar sozinha, arrumar trabalho. Ter entre 18 e 29 anos é muito difícil! Essa é uma das épocas da vida mais estressantes.

O tempo, vocês sabem, faz a gente apagar a parte difícil e só lembrar das coisas boas. E, ainda assim, aumentá-las.

Por isso, aos colegas quarentões: não tenham inveja dos mais novos. A vida deles também é difícil. Se for para ter inveja, que seja porque eles têm a vida toda pela frente, ainda têm tempo de errar e mudar muitas vezes etc.

Quanto ao sexo, esqueça os manuais de revistas que contam aventuras apimentadas, desconfie dos relatos muito doidos e tente parar de idealizar a vida dos outros.

Difícil? Claro! Ainda mais em tempos de rede social, com casais que se amam muito acordando semi nus em trancoso e postanto a foto. Mas, uma pergunta. Será que se estivesse tão bom assim eles postariam a foto?

Sobre a autora

Nina Lemos é jornalista e escritora, tem 46 anos e mora em Berlim. É feminista das antigas e uma das criadoras do 02 Neurônio, que lançou cinco livros e teve um site no UOL no começo de 2000. Foi colunista da Folha de S. Paulo, repórter especial da revista Tpm e blogueira do Estadão e do Yahoo. Escreveu também o romance “A Ditadura da Moda”.

Sobre o blog

Um espaço para falar sobre a vida das mulheres com mais de 40 anos, comportamento, relacionamentos, moda. E também para quebrar preconceitos, criticar e rir desse mundo louco.