Topo

Nina Lemos

Jennifer Lopez arrasa no VMA "apesar de ter 49 anos". Como assim?

Nina Lemos

22/08/2018 04h00

Foto: Getty Images

Jennifer Lopez foi a grande homenageada no VMA (o Oscar da MTV) na segunda-feira. Como sempre, J-Lo apareceu linda, em excelente forma (ela é cantora e dançarina, uma pop star, ela trabalha com o corpo). Madame Lopez arrasou. Normal, não?

Achava que sim, e não esperaria outra coisa. Até que fui ler as notícias sobre a sua performance e aparição no tapete vermelho. "J-Jo desafia o tempo no tapete vermelho." "O tempo não passa para ela." "Apesar da idade, mostrou excelente forma", diz a imprensa brasileira e internacional. Como?

Um desavisado pensaria que J-Lo tem… uns 85 anos! Gente, ela tem 49 anos! As pessoas não entenderam ainda que uma mulher de 49 anos, em 2018, estar em plena forma é basicamente o normal?

O que as pessoas esperavam? Que ela aparecesse transformada? Que ela não mostrasse fendas em um vestido Versace? Que ela não conseguisse mais dançar?

Esse é um tempo em que temos Jane Fonda arrasando aos 83 anos e ainda nos assustamos porque uma mulher de 49 está em boa forma?

Dizem que os 50 são os novos 40, o que até faz sentido. Mas isso não precisa significar que as mulheres de 50 ou quase (caso dessa blogueira) precisem ser tratadas como eram, anos atrás, as mulheres de 40 anos. "Nossa, ainda está bem!" "Nossa, como pode, ainda é um ser humano sexy!" Como se isso fosse uma espécie de milagre!

A lista das mulheres de quase 50 que estão por aí, lindas, leves e soltas (e por que, meu deus, por que, estariam, assim, TÃO diferentes?) é imensa. Sem pesquisar, lembro de cabeça de Fernanda Torres, Deborah Bloch, Malu Mader, Carolina Ferraz, Uma Thurman, Jennifer Aniston e… a lista é imensa!

E, claro, existe toda uma multidão de mulheres anônimas (a maioria, óbvio) que tem seus 40 e muitos e continua na praia de biquíni. Falando nisso, recentemente, Jennifer Lopez chocou também por isso, por estar na praia de biquíni "aparentando surpreendente boa forma." Surpreendente para quem?

Pessoas dessa idade (e mais velhas também, claro) usam biquíni e, sim, elas não viraram monstros. E, claro, como em todas as áreas, estão em plena atividade. Seja uma pop star como J-Lo, uma médica, uma advogada.

A revista "Vogue", que recentemente emcampou uma excelente campanha contra o preconceito contra a idade e baniu o termo anti-idade das suas publicações, elogiou a cantora. Mas disse que: "J-Lo desafia a passagem do tempo, que parece passar para todas, menos para ela."

Não, gente, ela não "desafiou nada", nem congelou os anos. Ela não estava dormindo em uma câmara hiperbárica, nada disso. Ela está apenas viva, ativa e continua fazendo bem o que sempre fez.

O que, claro, é uma ótima notícia. Mas não é algo surpreendente. É apenas normal. Tanto para J-Lo como para todas nós, suas contemporâneas, que seguimos nos nossos corres. Só que com muito menos glamour, claro.

Sobre a autora

Nina Lemos é jornalista e escritora, tem 46 anos e mora em Berlim. É feminista das antigas e uma das criadoras do 02 Neurônio, que lançou cinco livros e teve um site no UOL no começo de 2000. Foi colunista da Folha de S. Paulo, repórter especial da revista Tpm e blogueira do Estadão e do Yahoo. Escreveu também o romance “A Ditadura da Moda”.

Sobre o blog

Um espaço para falar sobre a vida das mulheres com mais de 40 anos, comportamento, relacionamentos, moda. E também para quebrar preconceitos, criticar e rir desse mundo louco.