Topo

Nina Lemos

"Projeto em forma para o verão 2019". Até quando vão nos vender milagres?

Nina Lemos

31/08/2018 04h00

Foto: Getty Images

"Projeto verão 2019!", "Como ficar em forma para o verão em 5 dias!", "Não perca tempo!", "Ainda dá tempo de ter um corpo perfeito na temporada mais esperada do ano"… O tempo passa, mas algumas coisas não mudam nessa vida.

As mulheres plus size cada vez mais vão para a praia de biquíni sem ligar para os olhares. Senhoras de 70 anos usam biquíni e não estão nem aí. Meninas deixam de depilar simplesmente porque o corpo é delas e não ligam para o que os outros pensam. Mas, desde que me lembro por gente, e desde que comecei a trabalhar com jornalismo feminino (há 20 anos), uma coisa permanence: o projeto verão.

Essa é tipo uma "tradição" que se recusa a ir embora. Passa ano, vem ano, e nessa época do ano chegam os releases, sites, dicas e vídeos de como conseguir uma "forma milagrosa para a estação mais esperada do ano."

Milagre, vocês sabem, não existe. E falo com a propriedade de quem já fez umas 50 reportagens sobre isso. Pergunte para qualquer médico sério e você vai ouvir que se meter em programas de dietas malucas aliada a treinos pesados não faz bem para a saúde. Ou, no mínimo, você vai engordar tudo depois.

Mas, como não sou médica, o que me intriga mais é porque ainda caímos nesse tipo de cilada.

Projeto verão? Estratégia? O que consigo imaginar é pensar em uma praia, comprar um biquíni e ir! E todas as moças que eu conheço pensam igual. Algumas tem uma certa paranoia com o corpo na hora de colocar biquíni? Sim. Mas elas não estão perdendo tempo procurando a "forma ideal para o verão" ou a "barriga da moda" (sim, isso existe). Inclusive, porque, vocês sabem, a gente é muito ocupada.

Mas se os releases continuam chegando, os vídeos de treinos urgentes continuam bombando no Youtube, é porque ainda existe público para isso. E, se eu puder dar um conselho, esse é: relaxa! Você não é o centro do mundo, as pessoas não vão, definitivamente, passar o dia na praia reparando na sua barriga. O mar não vai estar menos gostoso se a sua coxa não estiver malhada.

Quem bate? É o verãooo

Quem vende planos para o verão faz parecer que a temporada, ao invés de ser uma coisa agradável, é uma temporada no inferno, uma coisa horrível para a qual você precisa se preparar, um apocalipse.

Um dos textos sobre projetos verão disponíveis na rede avisa: "O ano está passando rápido e, em breve, o verão vai bater na porta! (lembrei daquele anúncio em que um monstro batia na porta e perguntavam: "quem é?" E respondiam: "é o friooo". Quem é da minha idade vai lembrar). E continua: "Se o objetivo é ficar com o corpo saudável e bonito para aproveitar a estação mais quente, ainda dá tempo de investir. Aliar dieta com exercícios físicos é uma das opções, mas, para resultados mais rápidos, é possível contar com procedimentos estéticos ou cirurgias plásticas."

Esse texto está no site de uma clínica de estética de São Paulo. Achei esse, particularmente, interessante (no mau sentindo), por vender, na cara dura, a ideia de que alguém possa fazer uma CIRURGIA PLÁSTICA só para estar em forma para o verão. Uma cirurgia, repito. E isso, esse ano, depois da história do Dr. Bumbum e da divulgação de várias mortes causadas por cirurgias plásticas.

Não caiam nessa!

Outro trecho, dessa vez de um site especializado em dietas:  "o verão está chegando e aquela preocupação começa a bater…"

Meu Deus! Aquele calorão vai começar a brotar, e mais uma vez eu vou ter vergonha de ir à praia, porque não consigo fazer nada que me ajude  emagrecer? Não, espera, você não precisa ter vergonha!!! E vou usar muitos pontos de exclamação, assim como os vendedores desse tipo de milagre vendem.

Se você quiser, siga as minhas dicas de projeto verão: tente ir à praia. E use protetor. Fim.

Sobre a autora

Nina Lemos é jornalista e escritora, tem 46 anos e mora em Berlim. É feminista das antigas e uma das criadoras do 02 Neurônio, que lançou cinco livros e teve um site no UOL no começo de 2000. Foi colunista da Folha de S. Paulo, repórter especial da revista Tpm e blogueira do Estadão e do Yahoo. Escreveu também o romance “A Ditadura da Moda”.

Sobre o blog

Um espaço para falar sobre a vida das mulheres com mais de 40 anos, comportamento, relacionamentos, moda. E também para quebrar preconceitos, criticar e rir desse mundo louco.