Topo

Nina Lemos

"Engravidaram" a Jennifer Aniston de novo! Parem de vigiar o útero alheio

Nina Lemos

15/09/2018 04h00

"Você não vai acreditar, engravidaram a Jennifer Aniston de novo". Contei isso para um amigo e rimos imaginando que a imprensa de fofocas soltará boatos sobre Jennifer grávida até a atriz ter 80 anos. Algumas revistas vão além no delírio e dizem que ela está grávida do Brad Pitt! Meu! Eles terminaram há 13 anos! Que vontade de acreditar em contos de fadas, cruzes.

A atriz chegou a escrever um artigo sobre como era horrível ser alvo desse tipo de especulação, intitulado "não estou grávida, estou farta", mas continua sendo engravidada por "jornalistas." A moça, rica, linda, bem sucedida, só será completa quando exibir um barrigão de gravidez (aquele mesmo que hoje os paparazzi procuram em outra famosa, a duquesa Meghan Markle).

Investigar se famosas estão ou não grávidas é parte da indústria de fofocas. Mas antes fosse só nessa parte do mundo. Na vida real, as mulheres não famosas sem filhos, se não são fotografadas em busca de indícios (ufa), ainda ouvem piadinhas e aqueles comentários sobre "quando ele vem?". Ou, pior: "quando você mudar de ideia não vai dar mais tempo."

Isso acontece em um momento em que mulheres cada vez mais decidem não ter filhos ou adiam a maternidade. Ou seja, já era para os indelicados terem se tocado, mas não. O ultimo censo do IBGE relata  que  38,4% das brasileiras não eram mães, o maior numero já registrado. E a tendência cresce estatisticamente. Em alguns países, mulheres sem filhos já são metade da população feminina.

Era para todo mundo ter se acostumado com essa realidade. Mas nada disso. As perguntinhas e as criticas continuam. Um toque: ter filho ou não é um assunto privado. Isso não deveria ser uma questão aberta, para ser discutida pelos outros. Assim como não é educado virar para uma grávida e falar: "nossa, outro" ou "seu filho chora muito"… É uma questão de educação não se meter quando o assunto é o útero alheio.

"Casei com 38 anos. Estou com 41 e sempre ouço aquelas perguntas: "e aí, vocês estão tentando? Para quando vai ser?". É bem desagradável, diz a jornalista Natasha Madov. Ela fica ainda mais intrigada porque a questão sempre é feita para ela. Nunca para o seu marido.

Sem pitaco

"Tenho 42 anos e já ouvi muita crítica. A última foi que quem não tem filho não pode dar pitaco sobre o filho dos outros. E eu me pergunto: e quem tem filho pode dar pitaco na vida de quem não tem filho, por quê?" , diz a produtora Patty  Ventura, de 42 anos.

Com 57 anos, a produtora Thelma Ramalho já ouviu de um tudo. "Falaram desde que eu iria me arrepender (nunca me arrependi), que eu não iria segurar meu marido e que eu nunca conheceria o amor verdadeiro, como se uma mulher só fosse completa e conhecesse o verdadeiro amor depois de ser mãe. Essa é a única coisa que doeu de verdade ouvir".

Pensem na hora de falar.  Deixem o útero das mulheres em paz. E se você acha que uma mulher sem filhos é incompleta, problema seu. Tenha vários filhos, seja completa (espero que ninguém seja sem noção e critique sua decisão). Cada um, cada um.

Sobre a autora

Nina Lemos é jornalista e escritora, tem 46 anos e mora em Berlim. É feminista das antigas e uma das criadoras do 02 Neurônio, que lançou cinco livros e teve um site no UOL no começo de 2000. Foi colunista da Folha de S. Paulo, repórter especial da revista Tpm e blogueira do Estadão e do Yahoo. Escreveu também o romance “A Ditadura da Moda”.

Sobre o blog

Um espaço para falar sobre a vida das mulheres com mais de 40 anos, comportamento, relacionamentos, moda. E também para quebrar preconceitos, criticar e rir desse mundo louco.