Topo

Nina Lemos

Filha de Kim Kardashian vira influncer de maquiagem aos 5 anos. Como assim?

Nina Lemos

03/10/2018 04h00

Reprodução/Instagram

"North West brilha usando olhos com contorno laranja! Aprenda a fazer um make como o dela". Tudo seria normal se North não tivesse 5 anos de idade. Eu repito: CINCO ANOS. Com essa idade, a filha de Kim Kadashian e Kenny West é considerada uma influencer no mundo das maquiagens. É absurdo, eu sei.

Existe tutorial para que mulheres adultas copiem o make de uma criança de 5 anos. E parte da imprensa de celebridades já adianta: a menina devia seguir os passos da mãe e ter sua própria linha! Onde fomos parar?

Bem, com 5 anos, ela devia estar pintando a cara de uma Barbie, não sendo exemplo de maquiagem. Que mundo é esse?

A mãe da garota, a multimilionária Kim Kardashian, parece incentivar o gosto por maquiagem da menina. Em seu instagram, ela chegou a postar uma foto da filha em uma daquelas cadeiras de bebê para colocar no carro e escrever o tom de maquiagem que a filha usava.

Pobre menina rica, a North, e pobre de todas as mães que por acaso vão na onda e pintam os olhos de sua filha "estilo North", transferindo sua própria vaidade/idolatria para uma criança. Em uma revista de moda, li o seguinte: "Estamos esperando ansiosamente para que seja lançada a linha Kim-North, vai fazer a alegria das crianças". Como? Das crianças ou das mães que querem bombar no Instagram?

Brincar é normal

Fiquei chocada ao ver uma influencer de make de 5 anos, confesso. E perguntei para minhas amigas mães qual relação de suas filhas com maquiagem.

O que elas me explicaram: com essa idade, é normal que as meninas gostem de brincar de maquiagem (quem nunca borrou a cara toda com batom da mãe?). As minhas amigas, em geral, deixam que as filhas brinquem. Algumas só com brilho para crianças. Outras só de brincadeira. Algumas são mais liberais e deixam as filhas sairem de maquiagem de vez em quando (em uma festa e olhe lá!).

Então, a conclusão. North é uma garotinha completamente normal, que como a maioria das outras, gosta de brincar de se maquiar, assim como gostam de brincar de usar salto, de usar as roupas das mães. E atenção, alguns meninos também gostam! Filhos de uma amiga pintam as unhas. O filho de outra amiga brinca de salto alto etc.

Mas nenhuma amiga, obviamente, vê aí um dom especial ou uma oportunidade de negócios! Algumas, inclusive, deixaram as filhas se esbaldarem, elas cresceram e, adolescentes, nem ligam mais para maquiagem.

Tudo é fase. É brincadeira. E pode ser superdivertido. Quem é da minha geração lembra do batom 24 horas, um que tinha uma embalagem verde e deixava a boca pintada uns dois dias (devo ter ganhado o meu com uns 14 anos).

Agora, transformar uma criança de 5 anos em influencer, sinceramente, para mim, já beira a irresponsabilidade e mostra uma parte bem doente dos nossos dias, aquela que transforma meninas em mini mulheres quando elas ainda são praticamente bebês.

Espero que a loucura de Kim, mãe da mini influencer, não influencie outras mães a fazer o mesmo e a passarem a transformar suas filhas em mini icones de moda (e de maquiagem é ainda pior, pois é usada na pele, não é?). Menos, minha gente. E deixem as crianças, que obvimente não tem nada com isso, em paz.

Sobre a autora

Nina Lemos é jornalista e escritora, tem 46 anos e mora em Berlim. É feminista das antigas e uma das criadoras do 02 Neurônio, que lançou cinco livros e teve um site no UOL no começo de 2000. Foi colunista da Folha de S. Paulo, repórter especial da revista Tpm e blogueira do Estadão e do Yahoo. Escreveu também o romance “A Ditadura da Moda”.

Sobre o blog

Um espaço para falar sobre a vida das mulheres com mais de 40 anos, comportamento, relacionamentos, moda. E também para quebrar preconceitos, criticar e rir desse mundo louco.