Topo

Nina Lemos

Quando as pessoas vão entender que chamar de velho não é xingamento?

Nina Lemos

07/03/2019 04h00

"Seus velhos ridículos" "Dois idosos decadentes." "A cara do Caetano parece um papel amassado hahahah."

Esses são alguns dos comentários no video "Tá proibido o Carnaval", de Caetano Veloso e Daniela Mercury. O video, que já gerou polêmica quando lançado, teve a treta turbinada no Carnaval, quando o presidente Jair Bolsonaro respondeu à música  no Twitter. Daniela respondeu. O presidente respondeu de volta. Pronto.

Fui ler os comentários sabendo que eles estariam sendo detonados. No atual momento do Brasil, isso é normal, faz parte. O que me chamou atenção foi a quantidade de "velhos nojentos", "idosos" e por aí vai.

Veja também

Por que as pessoas, quando querem xingar alguém que já passou dos 50 (ou nem isso) chama de "veeeeelho!" Desde quando velho é xingamento ? Velho não é uma coisa que todos vamos ser um dia?

Caetano, que aparece deitado sem camisa em uma banheira no clipe, tem 76 anos. Daniela, apenas 53, mas também é chamada de idosa pelos Dorians Grays da vida (o personagem do livro de Oscar Wilde que nunca envelhece). Esses, acham que vão ficar eternizados com a mesma cara e a mesma idade para sempre. Vão ser jovens eternamente. Não se deram conta do básico da vida, por isso, quando querem ofender, falam que Daniela é "uma idosa".

O preconceito não tem ideologia

Chamar de velho não é questão ideológica. Susana Vieira, de 76 anos, fez um vídeo no Instagram para agradecer o carinho dos fãs e seguidores (e comemorar a marca de 2,8 milhões deles). Ela reclamou dos "haters": "Quero agradecer a todos que me amam e também aos que me odeiam, como os que vem aqui me chamar de velha. Tem muita gente que me chama de velha, acho isso o máximo", diz Suzana, no vídeo publicado semana passada.

Susana é, sim, velha. Caetano também. Não precisa avisar para eles, eles já sabem! O tempo passa para todos, normal. O que choca é ver que as pessoas acham que chamar de velho é uma boa maneira de agressão, um xingamento.

Uma das maiores vítimas do "velho" como xingamento é Xuxa que, aos 55 anos, tem, da sua maneira, lutado contra o preconceito com idade (ela posta foto sem botox, com cabelo branco, diz que aceita envelhecer etc).

Seu Instagram virou uma espécie de briga de torcida entre fãs que acham que ela está cada dia mais linda porque "soube envelhecer" e outros que a atacam constantemente com frases do tipo: "você está velha, não devia ter raspado o cabelo." "Você está velha, horrível". Parte dos comentários é feito por pessoas também "velhas", o que torna tudo ainda mais inacreditável. Inconformados com o próprio envelhecimento, atacam a ex ídola. Freud explica.

Vou repetir o que já repeti mil vezes em textos e que todo mundo já devia saber, é a lei maxima da vida: só não envelhece quem morre antes. Fim. E isso aconteça quer a gente aceite ou não.

Então, porque usar como xingamento uma coisa que é simplesmente inerente ao ser humano e vai acontecer com todos (os que tiverem sorte?). Xingar de velha é o mesmo que xingar de ser humano, de gente que um dia vai morrer, de alguém que um dia ousou nascer. Entenderam, seus seres humanos patéticos? (não quis ofender, só copiei a maneira como vocês se referem aos velhos).

Sobre a autora

Nina Lemos é jornalista e escritora, tem 46 anos e mora em Berlim. É feminista das antigas e uma das criadoras do 02 Neurônio, que lançou cinco livros e teve um site no UOL no começo de 2000. Foi colunista da Folha de S. Paulo, repórter especial da revista Tpm e blogueira do Estadão e do Yahoo. Escreveu também o romance “A Ditadura da Moda”.

Sobre o blog

Um espaço para falar sobre a vida das mulheres com mais de 40 anos, comportamento, relacionamentos, moda. E também para quebrar preconceitos, criticar e rir desse mundo louco.