Topo

Nina Lemos

Famosa "ostenta" corpo sarado. Até quando vão tratar mulher como Porsche?

Nina Lemos

26/07/2019 04h00

Eliana não está ostentando nada; só está ali, plena (Reprodução/ Instagram)

"Aos 45 anos, Angélica exibe corpão em viagem de férias." "Aos 40 anos, Daniela Cicarelli ostenta barriga trincada em dias de treino." "Em Portugal, esposa de Rodrigo Faro ostenta corpão ao posar de biquíni". "Eliana ostenta boa forma em clique na Itália e recebe elogios."

Essas notícias foram todas publicadas nos últimos dias.  Famosas saíram de férias e foram curtir o verão europeu. Usaram biquíni. Algumas foram treinar.  Pronto.

Veja também

Foi aberta a temporada das matérias em revistas e sites de celebridades sobre mulheres que ostentam e exibem suas cinturas, suas boas formas. Como se nossos corpos fossem mercadoria. E como se só usássemos biquíni para:

1. Impressionar homens

2. Provocar mulheres

Sim, porque quando alguém escreve que Eliana, por exemplo, está ostentando (e ela, pelo jeito, só está de férias e fez uma foto!) a ideia que passa é a que ela estaria "jogando na cara", "humilhando".  Não, gente. Não é assim. Uma mulher pode tirar uma foto pós treino, com a barriga de fora, simplesmente porque ela quer, porque está calor.  A ideia de que usamos biquíni porque estamos na praia e sentimos vontade (sim, temos isso!) parece passar longe da cabeça de muitos (ainda). 

No imaginário de vários homens (e de pessoas do sexo feminino também, contaminadas), se alguém coloca um biquíni e fica bonita ela quer…se mostrar para os outros. Como se estivéssemos  sempre em uma eterna batalha de competição, como se nossa vida fosse um filme de baile de formatura americano.  Se não é esse o caso, acham que estamos querendo "esfregar" na cara dos homens. Não, nossa vida também não é um filme de vingança contra homens.

Nossos enredos (sendo famosas ou anônimas) às vezes é mais prosaico. Do tipo, estamos de férias. Vamos à praia. Temos vontade de fazer uma foto. Fim.

Um corpo não é um Porsche

A palavra ostentação passou a ser muito usada nos anos 2000 para falar de milionários que exibiam seu dinheiro para ostentar. Eles mostravam carros de luxo, mansões, champanhe (e muitos ainda mostram). Ou seja, eles ostentavam COISAS. Na hora em que decidimos que estão ostentando seus corpos, os tratamos como bens, mercadorias.  Já passou pela cabeça de certos editores que às vezes as pessoas tiram fotos, ou se deixam fotografar apenas porque… estão felizes?

"Ah, mas estão sempre reparando no corpo das outras, elas se arrumam para as outras." Com certeza você já deve ter ouvido essa frase, dita com muita certeza, por… homens. Spoiler: a gente se arruma ou tira uma foto, na maioria das vezes para a gente mesmo, porque quer. 

Corpo para jogo?

Essa conversa sobre corpos femininos pode beirar a irresponsabilidade e o desrespeito.  "Giulia Costa, de 19 anos, ostenta corpão em praia dos Estados Unidos e web vai a loucura". A matéria diz, logo no início: "Giulia Costa colocou seu corpo para jogo neste último domingo, dia 21." Como? Para jogo? O que querem insinuar com isso?

A menina, de apenas 19 anos, estava na praia com a família e as fotos mostravam…que ela estava de férias na praia com a família. E quando a gente está na praia, a gente usa roupa de praia. No caso de Giulia, outros sites foram mais podres (desculpem a palavra, mas isso é sério) e escreveram: "ostenta a barriguinha." Não! Não falem de mulheres desse jeito. Muito menos de uma adolescente. É nojento.

Ah, mas então por que posta foto em trajes assim na internet? Ué, porque elas querem. Não pode?

E garanto para vocês: quando elas colocam um biquíni, em 99,9% dos casos, não estão pensando em  coisas como "vou esfregar esse meu corpo na cara das inimigas!" "Sou linda mesma, eles vão ver!". Na maioria das vezes, elas estão, apenas, aproveitando o sol.

Angélica "exibia um corpo incrível aos 45 anos", segundo uma revista. Ela estava de férias! Seu marido, Luciano Huck, fez uma foto e postou. Só isso. Duvido que ela disse: "Posta, ostenta mesmo".

Nesse caso, no de Eliana e de Cicarelli isso se alia ao fato de (milagre) elas ainda estarem bonitas com mais de 40. Sim, algumas pessoas continuam achando que isso é um milagre e escrevem esse tipo de coisa: "A apresentadora Angélica exibiu a sua ótima forma física. Aos 45 anos, ela surgiu de maiô branco e impressionou ao mostrar que está com o corpo magro e sarado." Impressionou? O que esperavam? Que a Angélica de maiô fosse totalmente diferente dela com roupa? Que surgisse uma espécie de monstro?

Ver essa foto no Instagram

 

Ele e meu fotografo real e oficial … #fotoartedoBeni ❤️#Deusemaravilhoso

Uma publicação compartilhada por @ angelicaksy em


Alguém se surpreende por Angélica ser gata de maiô? O mesmo vale para Eliana. Sim, elas têm 45 anos e estão em boa forma. Normal. Acontece com muitas, mas muitas mulheres.

E tem outro detalhe: um corpo bonito e saudável é ótimo, mas não é só para outros verem. E para a gente aproveitar a vida. 

Se tem quem viva de imagem, como uma modelo, uma musa fitness? Tem, sim. Nenhum problema também. É o trabalho delas. Mas isso não quer dizer também que elas façam o sacrifício que fazem para manter esse corpo para "ostentar" para as inimigas. No caso, é um negócio.

Quando a imagem de mulheres brigando ou só pensando em atrair homens vai sair do imaginário? Quando? Ainda não sei… Mas, se  deixarem os corpos delas em paz no verão brasileiro, seja a gente famosa ou não, já vai ser uma grande ajuda… 

Sobre a autora

Nina Lemos é jornalista e escritora, tem 46 anos e mora em Berlim. É feminista das antigas e uma das criadoras do 02 Neurônio, que lançou cinco livros e teve um site no UOL no começo de 2000. Foi colunista da Folha de S. Paulo, repórter especial da revista Tpm e blogueira do Estadão e do Yahoo. Escreveu também o romance “A Ditadura da Moda”.

Sobre o blog

Um espaço para falar sobre a vida das mulheres com mais de 40 anos, comportamento, relacionamentos, moda. E também para quebrar preconceitos, criticar e rir desse mundo louco.