Topo

Nina Lemos

Gata e malhando na quarentena? Só se você for uma musa do Instagram

Nina Lemos

27/03/2020 04h00

"Estou a uma semana trancado em casa sem usar desodorante", diz um amigo. "Só ando com roupa rasgada, nunca mais fiz depilação", diz outra. "Caiu um dente provisório, será que posso colar com super bonder?", pergunta uma conhecida no Twitter. 

Sim, parte de nós (quem tem o privilégio de poder trabalhar de casa) está há semanas em quarentena (já perdemos a noção do tempo). A preocupação, o medo e o isolamento fazem a gente literalmente ficar de cabelos brancos (não pinto os meus faz tanto tempo que tenho metade da raiz branca). Estamos um lixo.

Veja também:

E, claro, como estamos trancadas em casa, vemos muito o Instagram. E, como sempre, vem ele, o sentimento de inveja e de competição causado pela rede que, segundo especialistas, é mais danosa para a saúde mental das pessoas, justamente porque causa desses sentimentos que desperta. Poucos minutos na rede são o suficiente para que a gente comece a pensar coisas como  "todo mundo consegue, menos eu". "Todos estão felizes, menos eu". Isso acontece desde que o Instagram existe, claro. Em quarentena, talvez tenha piorado.

A maioria de nós têm dificuldade de se concentrar, solidão, falta de foco. E, enquanto isso, ali no Instagram, muitas mulheres já acordam se exercitando. E estão bonitas, com roupas boas (sem furos!) e sorridentes depois de fazer o shake.  

Como não se sentir um lixo depois de ver a linda atriz Sheron Menezes postando alimentação saudável, fotos lindas (usando um roupão que nem está amassado) e se exercitando?

Nada contra exercícios em época de quarentena, muito pelo contrário. Mas não é todo mundo que consegue. Sentada no chão sem nem saber em que dia estou, vejo a musa Aline Riscado dançando na sala de sua casa. Ela está maquiada e usa até cílios postiços! Sua programação de exercícios, transmitida em lives, preenche o dia todo. Ela fará treino de funcional. Depois, fitdance, e oração! Tudo em live. Sim, até reza ela faria. 

Sensualizando com a vassoura

Como essas pessoas conseguem se manter lindas no meio da quarentena? Enquanto estamos desgrenhadas, elas estão maquiadas, com cílios postiços, unhas perfeitas e conseguem até sensualizar. Caso da musa fitness Mayra Cardi, que, em depoimento no Stories, disse que estava trabalhando o dia todo para dar conta da casa e da filha sozinha. Situação enfrentada por muitas mulheres. Mas, ela estava sexy! Aline postou uma foto sensualizando com a vassoura. Limpa a casa de shortinho e make.

Na quarentena, as fotos de academia foram substituídas por centenas de séries de exercício para fazer em casa. Claro, se exercitar em quarentena, faz bem para o corpo e para a cabeça. Mas não deixa de ser distópico assistir, nesse momento, pessoas malhando e sorrindo enquanto o mundo literalmente cai.

Claro que se arrumar, por exemplo, pode ajudar a aguentar a quarentena.

Mas a maioria de nós, não consegue nem mesmo passar um batom. Quem consegue, com certeza vai postar uma foto e falar, gente, eu consegui!, como se aquilo fosse uma grande conquista. E quem disse que não é?

Se a bailarina do Chico Buarque fosse escrita hoje, ela seria influencer. Na música, ele diz "Procurando bem, todo mundo tem pereba, marca de bexiga ou vacina. E tem piriri, tem lombriga, tem ameba, só a bailarina que não tem".Na quarentena, todo mundo tem preguiça, medo, depressão… só a influencer que não tem. Bem, será mesmo? E no apagar das luzes? 

Não se sinta mal. Pense que nós, com olheiras e buço crescendo, somos maioria. Certeza.

 

Sobre a autora

Nina Lemos é jornalista e escritora, tem 46 anos e mora em Berlim. É feminista das antigas e uma das criadoras do 02 Neurônio, que lançou cinco livros e teve um site no UOL no começo de 2000. Foi colunista da Folha de S. Paulo, repórter especial da revista Tpm e blogueira do Estadão e do Yahoo. Escreveu também o romance “A Ditadura da Moda”.

Sobre o blog

Um espaço para falar sobre a vida das mulheres com mais de 40 anos, comportamento, relacionamentos, moda. E também para quebrar preconceitos, criticar e rir desse mundo louco.