Topo

Nina Lemos

Famosos que furam quarentena: se não querem ajudar, não atrapalhem

Nina Lemos

19/05/2020 11h10

Reprodução Instagram

Cerca dois meses. Esse é o tempo em que as pessoas no Brasil que podem fazer quarentena (tem um emprego em que o chefe entende que o home office é necessário e não fazem parte dos serviços essenciais) estão trancadas em casa no Brasil. E o pior é que ninguém (pelo menos quem tem consciência) deve poder sair tão cedo, já que os número de casos de Coronavírus e de mortes aumenta a cada dia. Horrível. Sim.

Mas tem outra opção? Para quem tem o privilégio de poder ficar em casa… não! A questão financeira faz muita diferença nesse caso. Tem gente que precisa sair para trabalhar senão passa fome. Não é o caso, claro, de celebridades, pessoas que têm esse privilégio (que deveria ser o direito de todos, mas infelizmente não é).  E são pessoas que, bem, servem de exemplo (ou deveriam). 

Veja também

Nesses dois meses, enquanto muitos famosos fazem coisas legais – lives em casa para o público, doações, etc, alguns continuam dando festa, indo na academia, postando fotos em jatinho. Isso é certo? Aceitável?

A lista dos que fazem isso é grande. Não estou sendo "fiscal" ou dedo duro, já que eles mesmo postam o que fazem em redes sociais. Poderiam fazer sem postar? Poderiam e seria errado, claro. Mas seria melhor. Além de ser um péssimo exemplo, furar a quarentena e postar como se nada de sério estivesse acontecendo em volta é muito desrespeitoso com quem está em casa, não? 

Você está há dois meses sem ver nem os seus pais, que também estão trancados, para ver que ex BBBs como Felipe Prior estão se mudando, indo na academia e curtindo a vida a valer?  Domingo, dia em que o Brasil contabilizava mais de 240 mil casos, o rapaz postou nos stories do seu Instagram uma festinha: ao lado dos amigos, assistiu lives e  jogos de futebol. Maior clima de alegria e festa. E não, gente, não tem desculpa de que ESTÁ EM CASA. A questão é não encontrar pessoas, certo? O ex BBB é um dos reis da prática de desrespeitar a quarentena (e postar, claro). Já saiu para fazer tatuagem, ir na academia. Ele tem seis milhões de seguidores no Instagram. Que (falta) de exemplo é essa?

Outros ex BBBs estão indo pelo mesmo caminho, o que prova que, no mínimo, estão sendo mal assessorados. A influencer Mari foi a primeira a se dar mal. A já famosa festa na casa de Gabriela Pugliesi, que fez com a que a blogueira de bem-estar tivesse contratos cancelados e fechasse sua conta no Instagram, foi em homenagem à ex BBB, que estava lá, em total clima de "f…-se a vida" frase que foi dita por Pugliesi em um dos vídeos que ela postou na ocasião..

Alguns dos famosos que são pegos tentam se justificar. Caso do ator Henry Castelli, que foi a uma festinha em Goiânia, onde também estava a ex BBB Ivy. Em resposta ao UOL, ele disse que todos os presentes na quarentena "tinham feito exame e testado positivo".

Isso serve de argumento? Não. Porque se você testou positivo faz uma semana, não quer dizer que você não tenha se contaminado na véspera, certo?  Fora que fazer exame sem apresentar sintomas, se esse foi o caso, é uma atitude muito irresponsável. Como disse aqui, muitos famosos (e ricos anônimos) fazem o teste sem nem ter sintomas, o que é uma baita irresponsabilidade social, pois eles estão tirando testes de outras pessoas. Muitos médicos e profissionais de saúde não conseguem fazer teste, por exemplo.

Semana passada, os cantores Leonardo e Gusttavo Lima resolveram ir pescar de jatinho. Sim, as pessoas estão passando fome ou perdendo pessoas queridas e eles estão por aí, ostentando jatinho e furando quarentena, tudo ao mesmo tempo. Soa como um grande: "dane-se os outros"? Ou um "e daí? Quer que eu faça o quê?, como disse o presidente Jair Bolsonaro.

Sim, vivemos tempos chatos. Mas nem estou aqui cobrando que essas pessoas usem a fama para conscientizar os outros ou ajudar de verdade. Mas, pelo menos, poderiam não atrapalhar. Já seria uma ajuda e tanto.

Sobre a autora

Nina Lemos é jornalista e escritora, tem 46 anos e mora em Berlim. É feminista das antigas e uma das criadoras do 02 Neurônio, que lançou cinco livros e teve um site no UOL no começo de 2000. Foi colunista da Folha de S. Paulo, repórter especial da revista Tpm e blogueira do Estadão e do Yahoo. Escreveu também o romance “A Ditadura da Moda”.

Sobre o blog

Um espaço para falar sobre a vida das mulheres com mais de 40 anos, comportamento, relacionamentos, moda. E também para quebrar preconceitos, criticar e rir desse mundo louco.