Topo

Nina Lemos

Fernanda Montenegro: ataques mostram que ela tem razão sobre imbecilidade

Nina Lemos

07/09/2020 13h45

Divulgação

"A condenação ao redor da cultura é uma imbecilidade, é uma pretensão, um retrocesso gigantesco e trágico." Quem disse isso foi Fernanda Montenegro, de 90 anos, atriz e, mais que isso, uma das maiores artistas brasileiras vivas. E, mais uma vez, Fernanda tem razão. Vivemos, sim, um tempo de retrocesso gigantesco e trágico. E uma prova disso é a maneira como ela, Fernanda Montenegro, tem sido tratada.

disse isso antes e é realmente uma prova de que vivemos tempos "imbecis" o fato de que vez ou outra Fernanda seja atacada e jornalistas  tenham que explicar de novo quem é Fernanda Montenegro e porque ela precisa ser respeitada.

No Twitter, na manhã desta segunda feira, mais uma vez, algumas pessoas ofendiam Fernanda Montenegro e diziam que ela "tem que trabalhar" (ela não precisa, mas está trabalhando, gente!). Inclusive, essa "polêmica do momento" começou porque Fernanda estreia um trabalho novo amanhã. 

Sim, enquanto muitos de nós estavam reclamando do tédio de ficar em casa e da angústia que é ter um presidente que fala que "vão morrer uns velhos e tudo bem", Fernanda, repito, de 90 anos, estava trabalhando. Ela aproveitou o isolamento para fazer uma série para a Globo com a filha Fernanda Torres, o genro, Andrucha Waddington, os netos, a família. 

Mesmo depois de gravar, ela continua trabalhando, dando entrevistas sobre a série. E ela é tão comprometida, que continua atuando politicamente, emitindo suas opiniões e dando a cara à tapa defendendo a cultura do Brasil. 

Ter Fernanda Montenegro atuante e lúcida é um privilégio. Mas, como vivemos realmente tempos de um retrocesso trágico, depois de dar uma entrevista ao Fantástico e criticar a falta de incentivo à cultura no Brasil atual, um sujeito chamado Adrilles Jorge (eu  também não sabia quem era, mas é um  ex-BBB) resolveu dar uma bronca em Fernanda Montenegro em um programa da rádio Jovem Pan.

Choque? Sim. "Até onde chega a auto-estima do homem hétero? "me perguntei, incrédula. Como pode alguém achar que pode dar uma bronca em Fernanda Montenegro? Pois eu vi o sujeito dizer: "Meu amor (sim, ele chamou Fernanda Montenegro de "meu amor") me diz quem está sendo perseguido?".

E ainda disse o seguinte: "Eu sou poeta (socorro, ele se comparou a Fernanda Montenegro!) não sinto  que estou sendo perseguido, a não ser que você acha que perseguição é o governo não te dar um dinheirinho para fazer uma peça." Sim, é absurdo. Ele acusa a atriz de "mamar nas tetas", como eles dizem. Não vou reproduzir o resto porque ninguém merece. 

Sim, todos podem dar opiniões. E seria normal se isso fosse só a opinião de um homem sem noção que quer causar. Mas o pior é que muitas pessoas deram razão a ele, muitas mesmo, E teve quem falasse que Fernanda é uma "artista lacradora".

É triste, é desesperador. E Fernanda Montenegro, mais uma vez, traduz como ninguém o que anda acontecendo: "Nos meus anos todos, nem no regime militar, vi algo assim". Depois de ver que uma mulher como Fernanda Montenegro, ativa aos 90 anos, está sendo tratada assim, difícil não concordar com ela mais uma vez…

Desculpa, Fernanda, eles não sabem o que dizem.

Sobre a autora

Nina Lemos é jornalista e escritora, tem 46 anos e mora em Berlim. É feminista das antigas e uma das criadoras do 02 Neurônio, que lançou cinco livros e teve um site no UOL no começo de 2000. Foi colunista da Folha de S. Paulo, repórter especial da revista Tpm e blogueira do Estadão e do Yahoo. Escreveu também o romance “A Ditadura da Moda”.

Sobre o blog

Um espaço para falar sobre a vida das mulheres com mais de 40 anos, comportamento, relacionamentos, moda. E também para quebrar preconceitos, criticar e rir desse mundo louco.