Topo

Jen Aniston cria desafio para uso de máscara. Copiem, famosos do Brasil!

Nina Lemos

03/07/2020 04h00

Reprodução Instagram

Há alguns anos, um desafio na internet ficou famoso. As pessoas jogaram baldes de gelo na cabeça ao redor do mundo todo. Apesar do desafio ser bobo, a causa era boa, ajudar pesquisas na cura da ELA, a esclerose lateral amiotrófica. Agora, que vivemos uma pandemia mundial, um tempo de horror, famosos de Hollywood lançaram uma campanha mais simples, e que todos no Brasil deviam aderir. A ideia é postar uma selfie com máscara e com a tag "wear a damm mask" (use a porcaria de da máscara).

Entre os que aderiram está a atriz Jennifer Aniston, uma das mulheres mais influentes do mundo. Ela postou uma selfie usando máscara no instagram e escreveu: ""As pessoas parecem preocupadas com seus "direitos serem tirados" ao serem solicitadas a usar uma máscara. Esta recomendação simples e eficaz está sendo politizada às custas da vida das pessoas. E realmente não deveria ser um debate. Se você se importa com a vida humana, por favor, use a máscara e incentive as pessoas ao seu redor a fazerem o mesmo".

Veja também

O recado dela é para a turma dos negacionistas, aqueles que inventam teorias conspiratórias sobre o coronavírus ser uma invenção de laboratório feito para tirar nossos direitos (!) e também para seguidores do presidente Donald Trump (e ele mesmo). 

Trump e seus fãs, assim como o presidente Jair Bolsonaro, adoram tirar uma foto sem máscara e sair por aí, apertando mãos, se juntando com pessoas, em tempo que autoridades sérias do mundo todo imploram para que os cidadãos usem máscara e pratiquem a distância social. Seus seguidores acabam indo na onda e copiando o exemplo. Chega. Coloquem a porcaria da máscara. Se acostumem com isso. A gente se acostuma até a usar sutiã. Jennifer está certíssima.

Outros famosos de Hollywood já participam da campanha. Até o fechamento desse texto, mais de 5 mil pessoas já tinham aderido a #, entre eles, famosos como Reese Witherspoon, Tory Burch , Julianne Moore e Tracee Ellis Ross.

Que tal copiar essa campanha com a tag em português?

Vou além. Conclamo os famosos, blogueiras de moda e influencers a só postarem fotos com máscara daqui para frente (enquanto o seu uso for necessário). A palavra influencer significa influência, certo?

Não custa nada fazer isso, é simples. E, sim, máscara tem que entrar na moda. Se vocês vivem lançando moda, se as pessoas copiam o que vocês usam e as poses que fazem, ajude a fazer máscara virar moda também!

Confesso que no começo da epidemia achei ruim que grandes marcas lançassem máscaras (como a Gucci fez, por exemplo). "Puxa, tanta gente morrendo e vão transformar uma coisa tão séria em hype?" Agora, quero mais que a moda pegue. Simplesmente porque essa vai ser a única maneira de fazer com que, por exemplo, adolescentes usem máscara. Sim, muitos deles são idiotas (já fui uma) e se acham invencíveis. Isso faz parte da idade. A maneira de convencer vai ter que ser transformar máscara em algo "cool". 

Uma imagem de um Neymar da vida de máscara convence mais do que um vídeo do dr Dráuzio Varella nesses casos. 

Se eu acho bobo usar uma máscara de grife? Sim. Mas se essa for a maneira de fazer mais pessoas usarem, tá valendo. No meu caso, confesso, comprei várias diferentes e tento transformar o ato de usar máscara em algo divertido. Se é consumismo? Sim, mas a vida já anda tão pesada que temos esse direito, não?

E quanto aos Bolsonaros e os Trumps da vida? Bem, nesse caso, é mais complicado, já que eles se recusam, inclusive, a cumprir a lei. Mas até seus apoiadores influencers poderiam ajudar e usar máscara para convencer os apoiadores do presidente. Que tal?

 

 

 

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Jen Aniston cria desafio para uso de máscara. Copiem, famosos do Brasil! - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre a autora

Nina Lemos é jornalista e escritora, tem 46 anos e mora em Berlim. É feminista das antigas e uma das criadoras do 02 Neurônio, que lançou cinco livros e teve um site no UOL no começo de 2000. Foi colunista da Folha de S. Paulo, repórter especial da revista Tpm e blogueira do Estadão e do Yahoo. Escreveu também o romance “A Ditadura da Moda”.

Sobre o blog

Um espaço para falar sobre a vida das mulheres com mais de 40 anos, comportamento, relacionamentos, moda. E também para quebrar preconceitos, criticar e rir desse mundo louco.