Topo

Nina Lemos

Troque o projeto "corpo de biquíni" pelo plano "de boas para o verão"

Nina Lemos

26/10/2017 04h00

"Se prepare para o verão. Corra! Não perca tempo!". Sempre que leio essas chamadas nas capas das revistas femininas me assusto. Afinal, o verão não é uma catástrofe para o qual a gente deva se preparar ou fazer um plano para sobreviver como se fosse um furacão.

Quando falamos de verão estamos falando de férias, praia, coisas que costumam (ou eram para ser) boas. Mas confesso… Escrevo sobre nós, mulheres, faz 20 anos. De lá para cá, muita coisa mudou para melhor. Mas, nessa parte, tenho dúvidas. Temos as meninas plus size maravilhosas indo para a praia de biquíni e quebrando tabus. Mas em tempos de musas fitness e Instagram, temos também a pressão da barriga chapada, negativa, a panturrilha sarada… É uma lista de exigências que não acaba nunca e que cresce a cada estação.

A paranoia é democrática. Minhas amigas não fazem "projeto verão" (eu também nunca fiz). Mas isso não quer dizer que ir para a praia seja uma coisa totalmente tranquila. No geral, nos achamos flácidas, ou gordas, ou não depiladas, ou todas essas coisas juntas. Resumindo: "barangas".

Sim, é super comum entre mulheres que a gente fale: "estou me sentindo baranga". Até que uma amiga chega e fala: "imagina, você está uma DEUSA!". A intenção é a melhor do mundo. Mas será que temos que oscilar sempre entre o se "sentir baranga" e o estar "uma deusa, lacrativa, maravilhosa, poderosa"? Será que não dá para ser só normal?

Que tal a gente tentar ser mulheres que estão apenas de boa na praia?

Homem tem projeto verão?

Vocês já viram homem deixar de ir para a praia porque se sente "barango" ou ter que repetir "sou um deuso, sou um deuso" para conseguir se sentir bem? Não, né?

A pressão sobre eles é menor, claro. Mas a gente consegue resistir. E, por isso, proponho que a gente encare esse ano o "Projeto De Boas Para o Verão". Nele, ficaremos felizes na praia, mesmo com biquíni meio velho, depilação fora do prazo e aquele corpo normal, que já passou por tanta coisa, que nenhum filtro conseguiria apagar.

Comecei a pensar nesse projeto desde que vim morar na Alemanha, há três anos, e a minha relação com o corpo mudou completamente. A Alemanha é a terra do FKK (Cultura do Corpo Livre), um movimento que surgiu nos anos 20 e disseminou o hábito de ir para a praia nu. O FKK continua fortíssimo.

Abaixo a canga!

Nas praias alemãs, a maioria das pessoas toma  sol e banho de mar pelado. Crianças, velhos, gordos e magros. O que mais me surpreendeu e mudou minha visão de "ir à praia" é ver as mulheres de todas as idades, velhas mesmo, gordas, magras flácidas, jogadas no sol e entrando no mar peladas completamente relaxadas. Nada de canga para esconder ou de pose para mostrar que está arrasando. Elas estão de boas, aproveitando os pouquíssimos dias de sol que se tem nessa terra (uns cinco?).

Agora, vocês que estão aí no Brasil com essas praias maravilhosas e esse sol abençoado e bonito por natureza vão ficar pirando? Não estou propondo ir para a praia pelada (eu, mesmo na Alemanha, não vou, é hábito), mas vou relaxada. E vocês também podem.

Entrem para o "Projeto de Boas para o Verão". Nele você pode usar biquíni meio velho, ser flácida, ter celulite, dane-se. Você pode até se achar uma deusa. Mas se achar baranga, pelo amor das deusas, não! De boa, pessoal. A gente consegue. Eu precisei passar dos 40 e atravessar os sete mares para ficar de boas, mas quem sabe vocês não se libertam mais fácil?

Sobre a autora

Nina Lemos é jornalista e escritora, tem 46 anos e mora em Berlim. É feminista das antigas e uma das criadoras do 02 Neurônio, que lançou cinco livros e teve um site no UOL no começo de 2000. Foi colunista da Folha de S. Paulo, repórter especial da revista Tpm e blogueira do Estadão e do Yahoo. Escreveu também o romance “A Ditadura da Moda”.

Sobre o blog

Um espaço para falar sobre a vida das mulheres com mais de 40 anos, comportamento, relacionamentos, moda. E também para quebrar preconceitos, criticar e rir desse mundo louco.