Topo

Nina Lemos

Caio Blat e a importância de ir para o cantinho pensar

Nina Lemos

26/04/2018 15h50

|| Créditos: Reprodução/Instagram

"A gente não pode nem mais fazer piada em paz". Essa é uma reclamação constante nos dias de hoje. Curioso (e óbvio) é que em geral ela vem de caras com o mesmo perfil: brancos e heteros, aqueles que nunca foram machucados com piadas sobre "viado","preto", "mulher". Rir dos outros é refresco. Na pele dói. E muito.

Sim, são tempos em que precisamos pensar em tudo o que escrevemos em rede social. As palavras ficam ali, e sempre têm alguém para tirar print, caso a gente se arrependa e apague. Se você é famoso, claro, o cuidado tem que ser maior pelo simples fato de que você fala com mais gente.

O "vacilão" da semana é Caio Blat, que postou uma foto no Instagram acompanhado de uma mulher que usava uma camiseta com os dizeres: "bruta não, mal domada". Na legenda, Caio repetiu os dizeres. Virou escândalo. E não, não é do nada, ou "porque essas mulheres não têm mais o que fazer" (temos; e um dos afazeres é combater esse tipo de coisa).

A "piada" de Caio provocou ira e virou a treta da semana. Motivo: ela não tem graça alguma e para uma mulher, soa, sim, agressivo, um ataque. Não é legal ser comparada a um cavalo, um animal, que "precisa de chicote". Detalhe: nem os animais devem ser maltratados, certo?

A atriz Maria Casadevall sentiu a mesma violência e comentou na foto de Caio: "Onde é que está a PIADA? Por que faz rir a ideia de que uma mulher tenha que ser DOMADA? Por que faz rir a ideia de que uma MULHER e um ANIMAL ocupam o mesmo lugar diante do homem na SUPREMACIA DO MACHO?".

A polêmica aumentou quando outros famosos e anônimos se manifestaram contestando ou defendendo Blat. Já repararam que sempre que rola uma polêmica na internet agimos como se estivéssemos na quarta série e saímos correndo para defender o amiguinho?Será que isso é necessário? Será que ele não devemos arcar com nossas  próprias irresponsabilidade?

Sim, Caio, é no mínimo irresponsável "causar" com uma coisa dessas. Ainda mais em um país em que mais de 500 mulheres são vítimas de agressão física a cada hora. Parte dos agressores usam a mesma idéia: mulheres precisam de um corretivo.

Feministas chatas

Atualmente, nós mulheres, somos muitas vezes chamadas de chatas, que vivemos por aí dando broncas. Mas não é que funciona? Depois de dois dias de polêmica, na tarde de quinta-feira, Caio respondeu às críticas. Disse que em nenhum momento  fez uma piada machista, mas sim uma provocação, que o tema era complexo e que ele achava bom ter levantado essa discussão.

Esse tipo de "provocação" funciona? Acho que não. Não era mesmo uma piada? Não sabemos. Se o tema é complexo? Com certeza. Tanto, que Caio devia ter pensado antes de publicar.

Mas pelo menos ele foi para o cantinho pensar. Quer a gente concorde ou não com seus argumentos, já é alguma coisa.  Todos nós precisamos ir para o cantinho de vez em quando.

Sobre a autora

Nina Lemos é jornalista e escritora, tem 46 anos e mora em Berlim. É feminista das antigas e uma das criadoras do 02 Neurônio, que lançou cinco livros e teve um site no UOL no começo de 2000. Foi colunista da Folha de S. Paulo, repórter especial da revista Tpm e blogueira do Estadão e do Yahoo. Escreveu também o romance “A Ditadura da Moda”.

Sobre o blog

Um espaço para falar sobre a vida das mulheres com mais de 40 anos, comportamento, relacionamentos, moda. E também para quebrar preconceitos, criticar e rir desse mundo louco.