Topo

Nina Lemos

Fashionistas aplaudem a ousadia capilar de Neymar Jr.

Nina Lemos

20/06/2018 04h00

Foto: Eduardo Knapp/Folhapress

"Viva a diferença, sempre! Causar é necessário em qualquer profissão".  Essa é a opinião do DJ Zé Pedro sobre o polêmico cabelo de Neymar. Sim, enquanto o mundo todo faz piada sobre o cabelo do jogador (teve meme até em  programa de humor alemão), existe uma turma que o defende. São pessoas que trabalham com moda, gostam de estilo e já fizeram de um tudo com o cabelo.

Se você viveu a noite dos anos 90 e 2000, sabe do que estou falando. Era pinta, descolore, pinta de novo. E, não, os produtos não eram tão bons como os de hoje. Os cabelos eram destruídos a cada pintura.

Leia também

Achei que só tocaria em comunidades, diz MC Carol antes de show em Berlim

Zé Pedro é uma dessas pessoas. O DJ é famoso pelo senso de humor e por usar acessórios extravagantes em suas apresentações e, quando trabalhou na televisão, usava um chapéu diferente por dia (não era qualquer chapéu, eram verdadeiras instalações).

"Se eu fosse jogador iria usar um chapéu de LED onde apareceria escrito 'gooool' cada vez que eu marcasse um", ri.

Mas nem tudo é brincadeira. A cabeleireira e beauty artist Silvana Gurgel, que trabalha com moda há mais de 20 anos e, entre outras coisas, é especialista em cabelos afro, defende o penteado polêmico (e sabe muito bem do que está falando).

"Gosto do cabelo. O que acho mais sensacional é que um cara bilionário, que poderia ter o cabeleireiro que quisesse, usa um cabelo do morro. Ele se mantém fiéis às raízes dele. Ele usa muita química. Estraga o cabelo, mas depois  muda de novo. As pessoas fazem piada.  Mas depois um monte de gente copia. É sensacional."

Ela ainda explica a escolha pelo loiro: "O Neymar é o que a gente chama de galego, negro-índio, mas de olhos claros e cabelos muito crespos. Provavelmente era loiro quando criança, como o filho dele. Então, vejo, de novo, uma volta às origens, ele só quer voltar a ser loiro."

Cabelo drama e fundamento

"Os jogadores usam uniforme, então, a única coisa que eles podem fazer de divertido é mesmo pintar o cabelo", diz o estilista Fabio Kawallys, que gostou, e muito, do novo cabelo de Neymar.

"Acho legal que tudo sai da cabeça dele. Ele não copia ninguém. Hoje é tudo padronizado. Ele tem personalidade. É a hora dele! Imagina se todos os jogadores usassem cabelo igual? Seria um tédio", diz.

Famoso por seus looks arrasadores e figura famosa na noite e na moda de São Paulo, o DJ e produtor de moda Johnny Luxo não gosta do estilo de Neymar.

"Acho cafona. Não só o cabelo, as roupas também." Mas, mesmo assim, admira o fato do jogador ousar. "O Ney é corajoso", diz Jonnhy, que já teve cabelos de "todas as cores do mundo quando jovem" e, por isso, compreende as mudanças do Neymar. "Se eu fosse ele, faria igual ou até pior", ele ri.

Nem tudo está perdido, Neymar, pelo menos quando o assunto é mudar toda hora de cabelo e algumas vezes cometer bizarrices, tem gente que te entende. Afinal, fazer loucura no cabelo e se arrepender quando jovem… Quem nunca?

Sobre a autora

Nina Lemos é jornalista e escritora, tem 46 anos e mora em Berlim. É feminista das antigas e uma das criadoras do 02 Neurônio, que lançou cinco livros e teve um site no UOL no começo de 2000. Foi colunista da Folha de S. Paulo, repórter especial da revista Tpm e blogueira do Estadão e do Yahoo. Escreveu também o romance “A Ditadura da Moda”.

Sobre o blog

Um espaço para falar sobre a vida das mulheres com mais de 40 anos, comportamento, relacionamentos, moda. E também para quebrar preconceitos, criticar e rir desse mundo louco.