Topo

Nina Lemos

O sucesso de MBappé e o sonho da “vingança-arte”

Nina Lemos

16/07/2018 11h17

fOTO: Kirill KUDRYAVTSEV / AFP

Você é zoado, humilhado, toma bullying, sofre o pão que o diabo amassou nos vestiários da vida. Um dia, as coisas mudam. E você, o humilhado, zoado, esquisito, é o mais celebrado, a estrela. No caso, considerado o melhor jogador da Copa (porque você foi mesmo). Um craque comparado ao Pelé.

Estou falando, claro, do jogador francês Kylian MBappé, de 19 anos. E tomo emprestado o talento do craque para falar de um desejo mais que humano: a vingança arte, aquela que acontece naturalmente, sem que a gente tenha que fazer nada para prejudicar alguém.

Sabe quando murmuramos nos vestiários da vida: "um dia vocês vão ver"? Pois temos aqui o maior exemplo. O "eles vão ver" de MBappé é uma taça de campeão do mundo, outra de jogador revelação e a marca de ser um dos três jogados da história a já terem feito gol em Copa com menos de 20 anos.

Segundo a imprensa esportiva, MBappé passou o ano passado sendo zoado por dois de seus companheiros de time, nossos conterrâneos Neymar e Daniel Alves, que gostavam de fazer uma chacota do "novato." Brincadeiras não tão leves, já que os dois apelidaram o jogador francês de "Donatello", em referência a uma das Tartarugas Ninja. Segundo o jornal "El País", isso o abalava psicologicamente (quem não se abalaria?).

Imaginem como as segundas feiras do craque deveriam ser? Ele devia ficar deitado na cama dizendo "não quero", como já fizemos centenas de vezes antes da escola e do trabalho. Devia ser bem chato. Muitos de nós sabem disso por experiência própria. 

A vingança dos Nerds

Pois MBappé é a vingança de nós que já tomamos bullying na escola ou no trabalho (ou nos dois). Eu, Olivia Palito, que tinha vontade de morrer na aula de educação física, que o diga.

Pelo menos dessa vez, a turma dos campeões em tudo, dos populares, se deu mal. Tudo indica que MBoappé não vai mais sentar sozinho no recreio. Neymar, em uma mensagem no Instagram, elogiosa ao colega, já deu esse sinal. Boa, Neymar.

Detalhe importante, para a vingança ser boa mesmo, MBappé não pode inverter os papéis e passar a praticar bullying em Neymar, que anda em uma fase difícil.

Vingança saudável é aquela em que a gente só mostra nosso talento. Querer que quem nos humilhou no passado se dê mal já é coisa de gente meio má. Na verdade, a melhor vingança é aquela em que a gente nem teria tempo para rir de quem nos humilhava. Com todo seu sucesso, alegrias, coisas para comemorar, MBappé vai ter tempo de rir de algum vídeo do Neymar rolando? Esperamos que não! Seria absurdo  ficar, em um dos grandes momentos de sua vida, procurando foto de amiguinho na internet para rir…

Se você é o humilhado de hoje e já levou bullying e a semana mal começou, mire-se no exemplo de MBappé. Não custa sonhar: "um dia a hora chega."

Sobre a autora

Nina Lemos é jornalista e escritora, tem 46 anos e mora em Berlim. É feminista das antigas e uma das criadoras do 02 Neurônio, que lançou cinco livros e teve um site no UOL no começo de 2000. Foi colunista da Folha de S. Paulo, repórter especial da revista Tpm e blogueira do Estadão e do Yahoo. Escreveu também o romance “A Ditadura da Moda”.

Sobre o blog

Um espaço para falar sobre a vida das mulheres com mais de 40 anos, comportamento, relacionamentos, moda. E também para quebrar preconceitos, criticar e rir desse mundo louco.