Topo

Nina Lemos

A história não tem dois lados: nada justifica violência contra mulher

Nina Lemos

14/02/2020 16h32

"Estava sendo atacado por todos os lados", "Sofri bastante", "Não sou esse monstro que a imprensa criou". Essas foram algumas das frases ditas pelo goleiro Jean, acusado de agredir a mulher em dezembro, na coletiva que fez em apresentação ao seu novo clube, o Atlético Goianiense, em Goiânia, na quinta-feira.

Sim, ele já está trabalhando. E está recebendo tratamento VIP. Enquanto isso, sua ex, Milena Benfica, expõe mais detalhes sobre a agressão no Instagram. Para quem não lembra do caso: a ex gravou um vídeo ensanguentada na época, pedindo socorro — e o jogador chegou a ser preso nos Estados Unidos. Na volta, foi dispensado do São Paulo, mas logo arrumou "novo lar".

Veja também

Na entrevista coletiva de apresentação em seu novo clube, Jean foi recebido como estrela, com um monte de mensagens de boas-vindas. Também foi chamado de "rapaz que merece uma chance", entre outras fofuras. Minha avó diria que ele foi tratado a pão-de-ló.

Quanto a colocar a culpa de nós, jornalistas: nos deixe fora dessa, Jean. Não temos nada com isso. Não somos acusados de bater em uma mulher e não estamos sendo julgados por isso. 

Mas voltemos ao show de horror que foi a coletiva. Um dos repórteres, mais animados, disse que "ele ia gostar muito de Goiânia, que era uma cidade de mulheres lindas" — e os convidou para sair, visitar as festas da cidade. 

Sim, isso aconteceu. E é muito ilustrativo de como a violência contra a mulher no Brasil é banalizada (e, por isso mesmo, só cresce). Como pode uma pessoa que agrediu uma mulher ouvir um "bem-vindo à nossa cidade, aqui tem mulheres lindas"? Você ofereceria suas vizinhas para um acusado de atacar a ex com socos? Que mundo é esse? 

Quando não era tratado como Don Juan, Jean era tratado como um garoto que fez bobagem (ôh, dó).  Os diretores do clube disseram estar  "felizes por ajudar um ser humano a se recuperar, um ser humano que sabe que errou e não quer persistir no erro." 

Quisera eu que mulheres fossem tratadas assim! Não somos nem quando somos as agredidas, imagina se a gente agredisse! Sim, quando a gente apanha ou é estuprada, por exemplo, sempre é ouvida com desconfiança: "o que você fez?", "você provocou?". No caso de Jean, ele está sendo tratado com todo carinho.

Dois lados?

Uma das frases mais usadas pelo jogador — que assumiu a agressão e pediu desculpas a todas as mulheres — foi que toda história tem dois lados. Que dois lados? Quem apanhou? Duas pessoas foram agredidas e encaminhadas a tratamento médico? Dois lados estão sendo processados? 

Nada justifica violência contra mulher. Nada. Então, o lado que existe, no caso, é de uma agredida e de um acusado de agressão, certo? 

O outro lado é a ex mulher, Milena Benfica , que se sentiu indignada com a entrevista e publicou no Instagram novas acusações contra Jean (de que ele não estaria pagando pensão e teria distorcido a história).  Ela também publicou mais fotos suas com o rosto deformado depois da agressão.

Assim estão os dois lados. Um está sendo tratado a pão-de-ló. O outro está pedindo socorro no Instagram e sendo criticada, claro, por "destruir" a carreira do ex.

Não, eu não acho que trocar acusações no Instagram seja a melhor maneira de resolver conflitos, de jeito algum. Mas consigo, sim, entender o desespero de uma mulher que passa por todos os traumas de uma agressão e vê o seu "monstro particular" sendo tratado como alguém que cometeu um errinho qualquer, mas que é merecedor e "muito bem-vindo". Na verdade, nem consigo imaginar. É doloroso demais.

O recado que fica, para todas nós, mulheres, é a de que agressão contra a gente não significa nada. O agressor fez só uma bobagem. "Afinal, quem nunca errou?"  Isso sim,  dói em todas as mulheres. E não adiantam os pedidos de desculpas.

Sobre a autora

Nina Lemos é jornalista e escritora, tem 46 anos e mora em Berlim. É feminista das antigas e uma das criadoras do 02 Neurônio, que lançou cinco livros e teve um site no UOL no começo de 2000. Foi colunista da Folha de S. Paulo, repórter especial da revista Tpm e blogueira do Estadão e do Yahoo. Escreveu também o romance “A Ditadura da Moda”.

Sobre o blog

Um espaço para falar sobre a vida das mulheres com mais de 40 anos, comportamento, relacionamentos, moda. E também para quebrar preconceitos, criticar e rir desse mundo louco.