Topo

Nina Lemos

"Brigamos pelo direito de uma criança", diz feminista que foi ao hospital

Nina Lemos

17/08/2020 14h08

Carol Vergolino (Arquivo Pessoal)

Na noite de ontem, quando a menina de dez anos que engravidou após sofrer um abuso,  finalmente chegou ao CISAM (Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros), hospital onde faria um aborto, em Recife, e foi recebida por manifestantes aos gritos de "assassina". Ao mesmo tempo, um grupo de feministas que estava no local, prestando apoio à vitima, foi xingado e ameaçado. Houve tumulto e tentativa de invasão.

Quem conta é a jornalista e feminista Carol Vergolino, que é co-deputada do coletivo Juntas (PSOL),  na Assembléia Legislativa de Pernambuco. Carol, ao lado de outras feministas, foi para a porta do hospital garantir o direito da criança.

Veja também

A menina em questão foi estuprada desde os seis anos por um tio e teve que percorrer um caminho tortuoso para conseguir que o aborto fosse realizado. A família é do Espírito Santo e eles tiveram que ir para Recife para que o procedimento fosse feito.

Há relatos de que a família da menina sofreu ameaças e pressão para que desistissem de realizar o aborto (que é garantido pela lei).

Depois de tudo isso, a família ainda teve que lidar com gritos e ofensas, além da ameaça de invasão. Após os dados da garota e seu nome serem divulgados na Internet, grupos contra o aborto foram para a frente do hospital tentar impedir a realização do procedimento.

"Tivemos que brigar para que o direito dela fosse exercido, para que a lei fosse cumprida. E muitas vezes, o que fizemos foi físico mesmo: montamos uma barreira para impedir que eles invadissem o hospital e forçar para que eles saíssem de lá", conta Carol.

Segundo ela, teve briga e agressão física. "Era tudo o que a gente não queria. Ficamos tentando pedir calma, que eles respeitassem o local, já que estávamos na porta de um hospital e, ainda por cima, durante uma pandemia. Eram pessoas sem máscara, sem o menor respeito. Tivemos que empurrá-los, contra a nossa vontade. A gente só queria que a ordem fosse restabelecida ali. Imagina, aquele é um hospital que atende casos de gravidez de alto risco. Aquela confusão afetou também os outros pacientes", explica.

A ida ao hospital não estava nos planos das mulheres de Recife. "Nós sabíamos que estava tudo correndo bem, acertado para que o procedimento fosse feito e nunca pensamos em ir para a frente do hospital.  Queríamos que a menina fosse tratada em paz e jamais criaríamos aglomeração no meio de uma pandemia", conta.

Elas mudaram de ideia após saberem que grupos contra o aborto foram para a porta do hospital. "Tivemos que ir para garantir um direito de uma criança. Não poderíamos imaginar ter que brigar para que a lei fosse cumprida. É uma distopia."

Mesmo assim, segundo Carol, o saldo foi positivo. "Foi muito bonito ver a união das mulheres, ver mulheres juntas unidas para garantir que a lei seja cumprida", diz.

Quanto ao risco dos manifestantes tentarem invadir o hospital de novo ou criar mais confusão, ela é confiante. "Estávamos em maior número e eles se assustaram. Eles não vão voltar, ficou ruim para eles".

 

Sobre a autora

Nina Lemos é jornalista e escritora, tem 46 anos e mora em Berlim. É feminista das antigas e uma das criadoras do 02 Neurônio, que lançou cinco livros e teve um site no UOL no começo de 2000. Foi colunista da Folha de S. Paulo, repórter especial da revista Tpm e blogueira do Estadão e do Yahoo. Escreveu também o romance “A Ditadura da Moda”.

Sobre o blog

Um espaço para falar sobre a vida das mulheres com mais de 40 anos, comportamento, relacionamentos, moda. E também para quebrar preconceitos, criticar e rir desse mundo louco.