Topo

Nina Lemos

Ostentação: famosos esqueceram que dá para ir à praia e não postar?

Nina Lemos

08/09/2020 04h00

No feriado prolongado, mais uma vez as praias ficaram cheias, para choque geral, já que estamos no meio de uma pandemia e todos os médicos dizem para praticar distanciamento social e usar máscara. Mas, com esforço, até dá pra entender quem não aguenta mais ficar em casa e vai à praia dar um mergulho. Assim como dá para entender quem está há meses isolado e fica com raiva ao ver as fotos de fazer inveja.

O que não dá para entender é influencer com milhares de seguidores postando foto na praia, sorrindo, ostentando e dando esse exemplo.

Durante esse fim de semana, muitos famosos exibiram suas felicidades sob o sol nas redes sociais. Alguns deles, dá para imaginar, talvez até tenham reclamado das praias lotadas. Eles, afinal, são ricos, podem ir a praia vazias, distantes.

Se é errado quem pode viajar, pegar uma lancha que seja, um jatinho e ir para uma praia no meio do nada aproveitar um dia de sol? Claro que não! Inclusive, acho que todos faríamos o mesmo se pudéssemos. Agora, precisa mesmo postar e mostrar para todo mundo? Não dá para fazer e simplesmente não postar? Ou todos esqueceram que isso ainda é possível?

Em tempos de obsessão por rede social, se você não posta, não acontece. E é difícil mesmo entender que às vezes não pega bem postar, como nesse momento em que vivemos. Por isso, famosos com milhões de seguidores curtiram um fim de semana de sol. E, o que fizeram? Eles mesmo postaram, autodenunciando a quebra do isolamento e a pouca empatia com quem está trancado em casa. 

É justo que você mostre seu sorriso sem máscara em iates enquanto algumas pessoas estão sofrendo com falta de luz depois de meses de isolamento? 

Por mais que não postar pareça difícil, é simples. É só se colocar no lugar do outro e se fazer algumas perguntas: "se você estivesse em isolamento, se incomodaria com essas fotos?" "Será que isso é um bom exemplo? Ou será que a vontade de ostentar é maior do que a empatia com quem sofre? Difícil saber. Mas não é possível que em 2020, quando existe até uma profissão chamada influencer, as pessoas ainda não pensem em como fotos no Instagram influenciam os outros.

"Ah, mas você está com inveja." Claro que estamos com inveja! Mas gente, vamos ser sinceros, provocar inveja ("desejo de compra", "aspiração"), como dizem os profissionais de marketing, não é uma das principais funções do Instagram? 

Como eu não vou ter inveja se ir de novo a uma praia é um sonho distante, ainda me preocupo com o vírus (e muito) e para algumas pessoas parece que não tem nada acontecendo e elas estão na praia felizes? Como minha amiga, que mora no Rio, do lado da praia e está há cinco meses trancada (e passou o aniversário sozinha em casa) não vai ter inveja e raiva vendo essas fotos?

Neymar, esse não exemplo

Todos podiam já ter aprendido se olhassem de perto o que aconteceu com Neymar. De férias, semanas atrás, o jogador fez pior: postou uma foto amontoado com amigos em Ibiza.

O sujeito, que é o quarto atleta mais bem pago do mundo, postou foto de férias na praia espanhola amontoado com amigos e sem máscara. Dias depois,  foi diagnosticado com coronavírus. Ninguém precisa acusá-lo de não ter se cuidado nas férias –ele mesmo já mostrou, dia a dia, isso para todo mundo!

Pelo jeito, ninguém aprendeu com o Neymar, que além de se contaminar, passou para seus mais de 140 milhões de seguidores a mensagem de que ficar agarrado a os amigos (saudades!) era uma coisa que todos já podiam fazer. Mas ainda há tempo. E, sim, é possível ir à praia e não postar foto. Inclusive, o sol e o mar continuam sendo os mesmos.

Sobre a autora

Nina Lemos é jornalista e escritora, tem 46 anos e mora em Berlim. É feminista das antigas e uma das criadoras do 02 Neurônio, que lançou cinco livros e teve um site no UOL no começo de 2000. Foi colunista da Folha de S. Paulo, repórter especial da revista Tpm e blogueira do Estadão e do Yahoo. Escreveu também o romance “A Ditadura da Moda”.

Sobre o blog

Um espaço para falar sobre a vida das mulheres com mais de 40 anos, comportamento, relacionamentos, moda. E também para quebrar preconceitos, criticar e rir desse mundo louco.