Topo

Nina Lemos

Biel em A Fazenda: por que acusados de assédio vão para reality shows?

Nina Lemos

09/09/2020 04h00

Reprodução Instagram

Quer participar de um reality show? Se você for um cara conhecido por ser acusado de abuso e ameaçador de mulheres, talvez você tenha chance. É que esse perfil "boy lixo abusador" é um dos nichos dos realitys. Pode reparar. Se você for acusado de bater em uma mulher ou abusar, as chances sobem. Prova? o cantor Biel, está na nova edição de A Fazenda, que começou ontem. Mesmo antes do programa ele já um dos "destaques" do reality, por ser um dos assuntos mais comentados. Todos falam disso. Até eu, aqui nesse texto.

Biel, para quem não sabe, já foi processado por dizer para uma jornalista: "se eu te pegar, te quebro no meio". Depois disso, saiu do país. E o que aconteceu? Foi acusado de bater na ex.  Ele também já foi acusado de racismo e homofobia.

Veja também

Como pode um cara com essas ficha corrida estar na TV, inclusive disputando um prêmio em dinheiro? Resposta: audiência para o programa e engajamento nas redes, com, por exemplo, pessoas revoltadas contra o fato de um cara desses estar na TV fazer campanha nas redes para que ele saia. 

A lógica do falem mal, mas falem do programa, é super usada em realitys. E, posso não concordar, mas entendo. Enquanto várias mulheres estiverem reclamando do comportamento de um participante na casa, mais gente vai votar, falar do programa. Sabe engajamento em rede social? Pois é.

Mais uma prova de que Biel é um dos destaques, quase um "intocável". Depois que a entrevista com Leo Dias vazou, algumas pessoas comentaram que talvez ele fosse desclassificado do programa por ter desobedecido uma regra (participantes não podem dar entrevista antes de entrar na casa falando sobre a participação no jogo). Não foi. Surpresa? Nenhuma.  

 Na lista dos participantes, Biel é um dos poucos que "quase todo mundo" sabe que é. E o motivo não é, como disse o cantor para o colunista Leo Dias, o fato dele estar perto de se tornar  "o maior artista" do Brasil (ah, a autoestima do homem hétero). Mas o fato dele ter sido acusado por duas mulheres desses crimes: abuso e agressão.

Nessa entrevista, Biel também reclama muito sobre os momentos difíceis que passou. E diz que foi vítima. Apesar de dizer que foi educado em uma sociedade machista, não pede desculpas. No caso da jornalista, diz que fez uma piada. No caso da ex, disse que "foi vítima de tudo no processo". E, no fim, garante que vai participar da Fazenda para mostrar quem ele é de verdade e fala que, apesar de ter sido criado em uma sociedade machista, hoje está mudado.

Biel não é o primeiro (nem deve ser o último) a ganhar essa chance de se redimir na televisão e com cachê pago. Marcos Harter, expulso do BBB17 depois de acusações de agressão. No mesmo ano, ele participou do "A Fazenda Nova Chance". Ficou em segundo lugar. 

Pode ser que Biel seja um cara legal, que todas as acusações contra ele sejam acidentais, uma espécie de má sorte? Difícil, mas até pode. Em todo o caso, olha o tamanho do privilégio: ele vai ganhar um programa de compensa. E, se seguir os passos de Marcos Harter, pode até ser bem sucedido e ficar entre os finalistas.  A mensagem que fica é: ser acusado de agredir uma mulher nem é algo ruim ou sério. É algo que compensa, que dá popularidade. Isso é trágico.  Mas é também uma aula de como funcionam os tais privilégios…

Sobre a autora

Nina Lemos é jornalista e escritora, tem 46 anos e mora em Berlim. É feminista das antigas e uma das criadoras do 02 Neurônio, que lançou cinco livros e teve um site no UOL no começo de 2000. Foi colunista da Folha de S. Paulo, repórter especial da revista Tpm e blogueira do Estadão e do Yahoo. Escreveu também o romance “A Ditadura da Moda”.

Sobre o blog

Um espaço para falar sobre a vida das mulheres com mais de 40 anos, comportamento, relacionamentos, moda. E também para quebrar preconceitos, criticar e rir desse mundo louco.