Topo

"Axl Rose embarangou". Viramos sommeliers de envelhecimento alheio?

Nina Lemos

27/09/2017 12h49

Axl Rose durante show do Guns na última edição do Rock in Rio (Foto: Bruna Prado/UOL)

 

Nossa, ele parece um espantalho!

Socorro, como ele está gordo!

Que medo de ir na cozinha pegar água e o Axl Rose de 2017 aparecer…

Nunca fui fã do Axl. Mas vendo os comentários em relação à aparência do líder do Guns N' Roses nas redes sociais durante a última edição do Rock in Rio, pensei comigo: "pronto, acharam a nova Geni". Aquela da música do Chico Buarque, a que é boa de apanhar e de cuspir.

Vez ou outra, um famoso é escolhido pelos anônimos para purgar os fantasmas da humanidade com o envelhecimento. Buuuu! Axl, um cara de 55 anos, foi o alvo da vez.

Na terra onde "a zoeira nunca termina", ficou mega-engraçado-divertido-meu-Deus-vou-morrer rir do ex-ídolo da juventude. Algumas piadas eram até engraçadinhas. Mas… afinal, estamos rindo de quê? Se você me falar que é de medo de envelhecer, olha, te juro, eu começo a rir com você.

Pelas minhas contas, aqueles que têm idade o suficiente para rir do Axl, um cara que fez sucesso de verdade no início dos anos 90, têm entre 40 e 50 anos. Então, por trás dos memes, estão pessoas que também já passaram dos 40 e se deparam com seu próprio envelhecimento todos os dias.

"Está mumificado, que barango", diz o cara, que na verdade tenta desviar do espelho. "Nossa, como ele mudou, nem parece o gato que era", diz a moça, que também não se parece mais com a fã do Guns N' Roses de 20 e poucos anos que foi ao Rock in Rio de 1991. Uma época tão distante que existia até festival de música patrocinado por cigarro, veja só.

Atenção, eu não estou chamando você, que não é a mesma pessoa que era com 20 e poucos anos, de caído, pelo amor de Deus. Estou dizendo que o tempo é democrático e passa para todos. Não adianta rir do Axl. Isso não vai congelar o tempo. E o que você quer? Que todos os seus ídolos durmam em uma câmera hiperbárica igual a do Michael Jackson?

"Ah, mas o problema é que ele não soube envelhecer, ele envelheceu mal"

Ora,  todos vão envelhecer um dia, e se a gente quiser fazer com que isso seja um pouco menos sofrido, é bom que a gente acabe com o mito de que "tem que envelhecer bem". Inclusive porque na maioria das vezes isso significa que a pessoa "não parece que envelheceu". Ou teve classe. Se for homem, deixou um grisalho bem charmoso. Se for mulher, fez umas mexas discretas, adotou um estilo clássico e… se trancou em casa.

"Ah, mas ele fez muita plástica", diz um. E se não tivesse feito? Seria chamado de uva passa, talvez. Viramos todos sommeliers do envelhecimento alheio?

As listas dos "famosos que envelheceram mal" (sim, existem muitas) e das que "erraram na plástica" nos mostram que brincar de malhar o ídolo da juventude que era gato/gata é um esporte super praticado.

Em 2014, a "monstra em que jogamos pedras" foi a atriz Renée Zellweger, que teria ficado deformada depois de algumas cirurgias. Depois veio Meg Ryan, acusada de "reaparecer com o rosto esquisito" e por aí vai. Todos foram alvos de piadas sem fim.

Ah, mas a gente não pode rir?  Claro que  pode! Agora, vale a pena pelo menos pensar: você está rindo de quê? Talvez seja de medo. E duvido que seja do Axl que pode aparecer de noite na sua cozinha.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

"Axl Rose embarangou". Viramos sommeliers de envelhecimento alheio? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre a autora

Nina Lemos é jornalista e escritora, tem 46 anos e mora em Berlim. É feminista das antigas e uma das criadoras do 02 Neurônio, que lançou cinco livros e teve um site no UOL no começo de 2000. Foi colunista da Folha de S. Paulo, repórter especial da revista Tpm e blogueira do Estadão e do Yahoo. Escreveu também o romance “A Ditadura da Moda”.

Sobre o blog

Um espaço para falar sobre a vida das mulheres com mais de 40 anos, comportamento, relacionamentos, moda. E também para quebrar preconceitos, criticar e rir desse mundo louco.