Os anos 90 estão na moda. Será que vamos usar presilha e calça larga?
Nina Lemos
02/03/2018 04h00
Gigi Hadid desfila sua própria coleção em colaboração com a Tommy Hilfiger. Foto: divulgação
Se você tem mais de 35 anos, provavelmente, se lembra de usar saia colegial com meia até o meio das pernas com sandálias plataforma. OK, talvez você fosse mais discreta. Então, usava só uma calça super larga com uma mini blusa. Nos pés, um tênis grandão, daqueles de corrida. Os homens não se vestiam muito melhor, era calça over sized, camisa larga, tudo gigante. Parece horrível. Mas era assim que a gente se vestia nos anos 90. E, se depender dos lançadores de tendência, é assim que vamos nos vestir de novo.
No mundo da moda, o revival dos anos 90 começou há um ano, mas está mais forte do que nunca.
E se você, como eu, do nada voltou a gostar de usar tênis esportivo e comprou uma blusa meio "cropped", bem, a moda já te pegou e talvez você nem tenha percebido.
Patricinhas de Beverlly Hills
Na temporada de desfiles internacionais, que acontece agora, grifes como Versace voltaram com aqueles looks "college" (lembram?). E pronto, se depender deles, logo estaremos vestidos tipo a atriz musa dos anos 90 Alicia Silvertsone em "Patricinhas de Beverlly Hills", uma comédia ótima que agora está mais para virar "clássico de uma época."
Até agora, os estilistas já conseguiram ressuscitar também a bolsa de carteiro, os casacos de nailon que fazem você parecer tipo uma bombeira sem ser, os tênis gigantes e espalhafatosos, arcos e presilhas e, pasmem, até a piranha de cabelo. Vai pegar? Pois dizem que sim.
Conversei com especialistas para tentar entender o fenômeno, mas uma coisa eu aprendi fazendo materias de moda por 20 anos. A moda tem uma capacidade de lavagem cerebral incrível, tão grande que somos capazes de achar lindo coisas que acharíamos inconcebíveis um tempo antes. E, pior, depois achar horrível. E voltar a achar lindo (!). Quem aderiu às pochetes e às sandálias tipo Rider devem saber do que estou falando.
"É um revival que não acaba", diz Vivian Whiteman, editora de moda da revista Elle. "Olhe para o desfile da Versace, é totalmente a personagem de "Patricinha de Beverlly Hills", ela diz, lembrando que a Prada colocou roupas e bolsas estilo de "nailon" na passarela. Quem não teve uma "bolsa de carteiro", aquelas que usávamos atravessadas? E as pochetes,claro, esse "pesadelo" dos anos 80 e 90.
"Eu uso tanta pochete que nem sei se é mais dos anos 90 ou de 2018", diz Jana Rosa, jornalista e criadora da grife "Agora que sou rica", que ficou famosas por causa de suas… pochetes. "Gosto muito da moda dos anos 90. Amo também aqueles óculos pequenininhos. Tenho um que uso sempre, comprei em São Franciso e finjo para mim mesma que pertenceram a Courtney Love."
A última coleção da Versace trouxe de volta os terninhos que lembram os looks da Cher, em "As Patricinhas de Beverly Hills". Foto: divulgação
Baile da saudade
Mas por que isso, minha gente?
Acho que é uma questão de idade das pessoas da criação, que tem 30 e poucos anos e de quem tem poder de consumo. O pessoal que foi criança nos anos 90 agora está na faculdade, conseguindo bons salários e, obviamente, está no alvo das marcas", diz Jorge Wakabara, editor do site Chic.
"As pessoas estão incertas em relação ao futuro, então, preferem olhar para o passado", arrisca o estilista Fabio Kawallys. "Voltar ao passado é mais seguro, as pessoas não estão afim de corer riscos",diz.
Mas essa nostalgia, pelo menos para mim, confesso, parece meio exagerada. Prova disso é o seriado "Everything Sucks", que estreou em na Netflix. A série é um drama de adolescentes na escolar, uma espécie de "Anos Incríveis" (o antigo seriado ambientado nos anos 70) se passando nos 90. Ali, adolescentes usando tênis grandes e meninas de miniblusa vivem seus dramas enquanto, por exemplo, conectam a internet discada, uma "coisa de nerd". Na trilha, há antiguidades como Smashing Pumpikies e Oasis.
Socorro! Será que estamos tão velhos assim? Meu amigo Fabio Kawallys me socorre. "Sim,estamos velhos. Agora tudo vira velho muito rápido. Tipo ontem já é velho. Tá bom. Com internet a vida é assim mesmo. Mas… será que precisavam mesmo resuscitar a calça over sized e a pregadeira de cabelo? Será que a gente vai voltar a achar bonito? A moda é super "black mirror."
Sobre a autora
Nina Lemos é jornalista e escritora, tem 46 anos e mora em Berlim. É feminista das antigas e uma das criadoras do 02 Neurônio, que lançou cinco livros e teve um site no UOL no começo de 2000. Foi colunista da Folha de S. Paulo, repórter especial da revista Tpm e blogueira do Estadão e do Yahoo. Escreveu também o romance “A Ditadura da Moda”.
Sobre o blog
Um espaço para falar sobre a vida das mulheres com mais de 40 anos, comportamento, relacionamentos, moda. E também para quebrar preconceitos, criticar e rir desse mundo louco.