Topo

Nina Lemos

Keanu Reeves é crush do momento aos 54. Aconteceria o mesmo com uma mulher?

Nina Lemos

19/06/2019 04h00

Divulgação/ YSL

"Sem defeitos". "Perfeito". "Meu marido". "O cara mais legal do mundo". Essas frases estão sendo usadas para falar do ator Keanu Reeves, que esse ano completa 55 anos.

Ele está no topo das paradas e foi eleito o "novo crush da internet". Todas mulheres querem o Keanu. E todos os homens querem ser como ele.

Veja também

Keanu, um ator que é, sim, um gato muito talentoso e parece ser um cara super legal, teve seu auge no fim dos anos 90, início dos 2000.

Agora, a internet e os jovens descobriram o sujeito. Ele é estrela do filme "John Wick 3" e vai fazer parte do jogo de videogame "Cyberpunk 2077", lançado no ano que vem. Ele é venerado por, entre outras coisas, tirar fotos com fãs sem colocar a mão na bunda ou cintura delas, mas no ombro (legal, mas todos deviam fazer isso, não?). Ele é também o atual rosto da Yves Saint Laurent. Aplausos. Merecido.

Claro, também sou fã do Keanu, desde os anos 90, desde quando ele estrelou "Garotos de Programa" com River Phoenix (vejam esse filme!). Mas, enquanto vejo o ator ser idolatrado, penso: será que isso um dia acontecerá com uma atriz mulher da mesma idade que ele? A resposta é óbvia: por enquanto, não.

Em um dos textos que sobre os motivos do ator ser o crush do ano encontrei isso:

"Normalmente, um dos princípios básicos para ser crush é a beleza e nesse quesito o artista tira de letra. Aos 54 anos, seu conjunto de barba e cabelo longo é puro charme e o torna um dos galãs mais bonitões e cobiçados de Hollywood."

Ok, eu acho o Keanu lindo também. Mas, enquanto sua beleza (com rugas) é celebrada, atrizes de Hollywood sofrem com o preconceito contra a idade e críticas contra suas aparências apenas porque… envelheceram. Keanu também envelhece. O mundo todo (incluindo eu) acha lindo.

Julia Roberts feia?

Reprodução

Ano passado, Julia Roberts (deusa, maravilhosa), então com 50 anos, teve uma foto sua publicada no Instagram de sua sobrinha. Ela estava sem maquiagem, jogando cartas com a família. A reação das pessoas poderia ter sido falar: "deusa!", "melhor pessoa!", "olha que legal, ela joga baralho com a sobrinha de manhã!". Mas não, por estar sem maquiagem, ela, aquela linda, foi chamada de feia, de velha e ofendida por ter um momento familiar postado. Ofendida!

Julia declarou na época: "Isso realmente me machucou! Fiquei chocada. Poxa, eu levei um susto, minha sobrinha tinha dormido em casa, era uma linda manhã, a gente estava feliz jogando cartas e tomando chá. Ela postou essa foto e a reação foi: 'nossa, como ela está feia!', 'ela não sabe envelhecer!', 'Ela parece um homem'."

No Brasil, temos o exemplo da Xuxa que, aos 56 anos, poderia muito bem virar a crush da internet. Afinal, quanto mais envelhece, mais legal ela fica. Corta o cabelo como quer, fala o que quer, parece estar no melhor momento da vida. Mas o que ela recebe em troca: "velha!", "está horrível!".

E temos Madonna, claro, a atriz que vem sido extremamente criticada por… ter 60 anos e rebolar. Em entrevista ao "Fantástico" semana passada, ela afirmou, "se eu fosse homem, você não perguntaria a minha idade." Verdade. Quem pergunta a idade, sei lá, do Michael Stipe?

Nada contra o Keanu ser um mito (apesar de eu achar essa idéia de inventar "princesos" meio complicada, já que de perto ninguém é normal. E príncipe não existe, como sabemos, mas adoramos esquecer).

Agora, feliz eu ficarei no dia em que uma mulher também for celebrada no ano em que completa 55 anos.

Mas, por enquanto, do lado feminino da vida, mesmo no caso das mais lindas e glamourosas mulheres do mundo, o que as moças da idade do ator (ou mais novas) ouvem é: "tá velha! Tem ruga! Fez muita plástica!"

Se vocês quiserem inventar princesas, têm um monte de mulher maravilhosa por aí. Voto em Winona Ryder (amiga íntima de Keanu, de 48 anos, a mãe de "Stranger Things"). Ah, lembrei, Winona quando aparece não é chamada de crush, deusa ou mito, mas de louca. E, infelizmente, isso é rotina. Até quando?

Sobre a autora

Nina Lemos é jornalista e escritora, tem 46 anos e mora em Berlim. É feminista das antigas e uma das criadoras do 02 Neurônio, que lançou cinco livros e teve um site no UOL no começo de 2000. Foi colunista da Folha de S. Paulo, repórter especial da revista Tpm e blogueira do Estadão e do Yahoo. Escreveu também o romance “A Ditadura da Moda”.

Sobre o blog

Um espaço para falar sobre a vida das mulheres com mais de 40 anos, comportamento, relacionamentos, moda. E também para quebrar preconceitos, criticar e rir desse mundo louco.