Topo

Nina Lemos

Negrini e Vendramini causam surpresa por "jovialidade" aos 49. Como assim?

Nina Lemos

26/02/2020 11h54

A atriz Alessandra Negrini fantasiada no bloco Acadêmicos do Baixo Augusta (Foto: Zanone Fraissat/ Folhapress)

 

"Nossa, não acredito que a Alessandra Negrini tem a idade da minha mãe". "Minha maior surpresa desse Carnaval foi descobrir que a Alessandra Negrini tem 50 anos!". Essas frases ocuparam a timeline do meu Twitter e Facebook neste Carnaval, enquanto eu olhava e pensava: "Estão surpresos com o quê? Oras, conheço a Alessandra, ela é de festa mesmo!"

Sim, Alessandra Negrini foi uma das musas do Carnaval. E causou polêmica ao se vestir de índia no bloco Acadêmicos do Baixo Augusta. Mas, além da questão da apropriação cultural, o choque foi geral com sua beleza e sua forma física e energia.

Veja também

Alguns dias depois foi a vez da modelo Luciana Vendramini causar reações de surpresa: "Mostra excelente forma aos 49 anos!", dizem os sites. Não discordo, pelo contrário. Alessandra e Luciana estão muito gatas mesmo (como sempre foram). Meu choque é de outra natureza. Alessandra e Luciana têm …a minha idade! Nascemos em 1970. São da minha geração total. E…. as pessoas acham que a gente é velha?

Ok, jovens nós não somos mais, mesmo. Nem queremos. Somos mulheres adultas. Mas deixa eu contar uma coisa para vocês: a idade não é uma retroescavadeira que passa por cima da gente de repente. A gente não acorda um dia e vira outra pessoa. Se a Alessandra e a Luciana sempre foram lindas e totalmente dentro do padrão, isso não iria mudar porque agora elas têm 49 anos. 

Escuta, elas são a mesma pessoa. Alguns se surpreenderam também com a energia delas. Pois digo: a gente, quando faz 49 anos, continua a gostar de dançar (se já gostávamos antes) porque, repito, a gente continua sendo quem a gente sempre foi.

Uma das notas sobre Luciana Vendramini diz: "A atriz impressionou seus seguidores com a sua jovialidade". Ok, é um elogio, mas esperavam que a Luciana estivesse vestida de preto e nude no Carnaval? O que é jovialidade? É algo que a gente perde? 

Outra mulher linda que causou surpresa recentemente foi Claudia Raia, que sempre teve um corpo atlético e que tem formação de… bailarina. A atriz, de 53 anos, postou uma foto nua no Instagram e adivinhem: seu corpo continua lindo e atlético. Qual é a surpresa? Se ela tem a idade da sua mãe ou não, desculpe a sinceridade da tia aqui, mas isso é problema seu.

E digo mais: é bom vocês irem se acostumando, porque nós, mulheres de seus quase 50 ou seus 50 e pouco estamos com tudo  — e temos direito de estarmos prosa. René Zellweger, por exemplo, ganhou seu segundo Oscar esse ano. Estava deslumbrante no tapete vermelho. E quantos anos ela tem? 50. A outra vencedora foi Laura Dern, de 53 anos. Ou seja, elas são "jovens" o suficiente para estarem no auge de suas carreiras.

Só para lembrar, a musa Jane Fonda — que provavelmente tem a idade da avó de vocês que estão chocados com o fato da Alessandra Negrini ter 49 anos — protesta toda semana tentando salvar o mundo do aquecimento global e de vez em quando vai presa. E vocês?

 

 

Sobre a autora

Nina Lemos é jornalista e escritora, tem 46 anos e mora em Berlim. É feminista das antigas e uma das criadoras do 02 Neurônio, que lançou cinco livros e teve um site no UOL no começo de 2000. Foi colunista da Folha de S. Paulo, repórter especial da revista Tpm e blogueira do Estadão e do Yahoo. Escreveu também o romance “A Ditadura da Moda”.

Sobre o blog

Um espaço para falar sobre a vida das mulheres com mais de 40 anos, comportamento, relacionamentos, moda. E também para quebrar preconceitos, criticar e rir desse mundo louco.