PUBLICIDADE

Topo

Histórico

O topless de Madonna e o mito do “você não tem idade para isso”

Universa

08/07/2020 04h00

Ver essa foto no Instagram

 

Everyone has a Crutch…………….

Uma publicação compartilhada por Madonna (@madonna) em

"Patética!" "Você devia agir como uma pessoa da sua idade." "Você não tem mais idade para essas porcarias." Os comentários foram feitos para a popstar Madonna. Motivo: a cantora postou uma selfie em frente a um espelho usando uma bengala e fazendo topless. Bem, Madonna sempre postou fotos nuas. Por que o estardalhaço?

O problema, como dizem quase todas as notas publicadas sobre o "caso" deixam claro, é um só: Madonna tem 61 anos. Vi a notícia em italiano, português, japonês, alemão, russo. Sua idade estava em destaque em todos os países em que foi publicada.

Veja também

Uma mulher de mais de 60 anos não pode postar foto de topless mesmo se, no caso, você sempre fez esse tipo de coisa. Chocante ver que essas "regras" ainda são usadas em 2020.

Você já viu acontecer um escândalo quando Mick Jagger, só para citar um exemplo, rebola sem camisa? Ou sempre que George Clooney, 59 anos, vai à praia? Por sinal, você sabia qual era a idade dele? Pois é, nem eu. Para Clooney, idade não importa. Prestamos mais atenção na sua belezura, no seu talento, nas suas aventuras com a esposa. Não devia ser assim como todo mundo?

Claro que devia. Mas nós, mulheres "mais velhas" sabemos que não é assim. O preconceito contra a idade é cruel principalmente com as mulheres. Madonna sabe disso muito bem. Em seu famoso discurso no prêmio de melhor artista da Billboard, em 2016, ela disse: "não ouse envelhecer. Envelhecer é um pecado. Você vai ser humilhada."

Madonna sabe disso, mas nunca foi uma uma pessoa de se conformar com o que é injusto. Por isso, vez ou outra ela vai lá e provoca.

Essa não é a primeira vez (nem a última, espero) que Madonna causa escândalo ao ter atitudes "muito loucas" para a sua idade. Em 2016, foi fantasiada com lingerie para o baile do MET. Foi detonada. Depois, explicou que queria exatamente provar seu ponto. "Meu figurino foi uma afirmação política. O fato de pessoas acreditarem que uma mulher não pode expressar a sua sexualidade e se aventurar passada uma certa idade é a prova de que vivemos em uma sociedade sexista e que não aceita mulheres envelhecendo".

É fato. E uma uma coisa que chama atenção é a volta da conversa "ela não tem idade para isso". Quem decide quem tem idade para o que? Que tribunal é esse?

Existe algum tratado sobre o que cada pessoa deve fazer com qual idade?

Tenho amigos de mais de 60 que gostam de sair e dançar (continuam gostando e fazendo isso). Outros preferem fazer ioga. Isso basicamente porque pessoas de mais e 60 anos continuam sendo… pessoas! E, como indivíduos, têm gostos diferentes, como acontece com qualquer idade. É simples assim.

No caso de Madonna, estranho seria se ela parasse de publicar fotos nuas e de provocar. Gente, ela faz isso há mais de 40 anos! As pessoas não mudam imediatamente de personalidade quando completam uma certa idade, não.

Síndrome de Estolcomo

É triste ver que muitos dos comentários contra a cantora, do tipo: "Madonna, coloque uma roupa, você não tem idade para isso!" são feitos por… mulheres. Essas, ou são muito jovens (e não percebem que o mesmo vai acontecer com elas no futuro) ou tem idade semelhante a da Madonna e foram sequestradas emocionalmente por uma sociedade que manda mulheres se trancarem de casa quando completam uma certa "idade".

Nos dois casos, é triste.

Um dos comentários de ódio no post de Madonna no Instagram dizia: "daqui a pouco a Madonna vai fazer 80 anos e continuar fazendo essas porcarias."

Bem, ainda falta um tempo para que Madonna tenha essa idade. Mas queremos que ela continue fazendo fotos pelada e causando SIM, claro. Se um dia ela parar (e ela tem todo direito disso) vai ser uma decepção.

Não pare não, Madonna!

Sobre a autora

Nina Lemos é jornalista e escritora, tem 46 anos e mora em Berlim. É feminista das antigas e uma das criadoras do 02 Neurônio, que lançou cinco livros e teve um site no UOL no começo de 2000. Foi colunista da Folha de S. Paulo, repórter especial da revista Tpm e blogueira do Estadão e do Yahoo. Escreveu também o romance “A Ditadura da Moda”.

Sobre o blog

Um espaço para falar sobre a vida das mulheres com mais de 40 anos, comportamento, relacionamentos, moda. E também para quebrar preconceitos, criticar e rir desse mundo louco.