Topo

Nina Lemos

Maiara criticada por fim de namoro mostra: tudo é motivo para atacar mulher

Nina Lemos

20/07/2020 12h56

Reprodução Instagram

A cantora Maiara, de 32 anos, é uma artista de sucesso. Junto com a irmã Maraísa, integra uma dupla sertaneja de sucesso. Pois Maiara veio a público esse final de semana aos prantos implorar para que os ataques contra ela na Internet parem. E o que ela fez para receber esses ataques? Terminou um namoro. Sim, até isso é motivo para que uma mulher seja atacada.

 A cantora tinha um relacionamento do tipo vai e volta com o também cantor Fernando, que faz dupla com Sorocaba. Semana passada, eles avisaram que tinham terminado o namoro. Muitos fãs ficaram chateados. 

Veja também

Isso porque hoje, mais que nunca, é fácil seguir a vida dos ídolos como se fosse um seriado. Ainda mais se, como o ex casal fazia, os ídolos colocarem todos os momentos de suas vidas no Instagram. O namoro deles era um desses, com muita exposição na internet e explicação para os fãs.  Mas nada que justifique os ataques, claro. 

E, quando vejo uma coisa dessas, o que chama a atenção é a quantidade de vezes que mulheres são atacadas na Internet, pelos motivos mais absurdos.

Mulheres, ainda mais as famosas, sofrem ataques quando engordam, quando emagrecem, quando tem filhos ( você não sabe cuidar dele!) ou quando decidem não ter  ("egoísta!").  E, como mostra o caso de Maiara, também quando terminam relacionamentos ("coitado dele!).

A coisa foi pesada, tanto que a cantora gravou desabafos no Instagram chorando dizendo coisas como: "Maior sofrimento da minha vida foram os ataques na internet. Vim aqui porque eu quero que pare." "Eu fico muito triste de ver que nós, mulheres, nós mesmo atacamos outras mulheres. É difícil isso para mim. Eu achava que as mulheres iriam me apoiar nessa hora."

No caso de pessoas famosas, como Maiara, é fato: grandes parte das críticas partem, sim, de mulheres. São elas que reclamam do jeito que uma mãe famosa segura o bebê ou da barriga negativa de uma mulher no pós-parto. É triste isso. Mas o machismo ainda é reproduzido por muitas de nós.

No momento, em um desafio na Internet, mulheres estão postam foto p&b dizendo que apoiam umas as outras.  Legal.  Mas, na prática, ainda falta muita sororidade no mundo. 

E não estou dizendo que mulheres precisam ser amigas de todas as mulheres, nem fãs delas (eu, por exemplo, não sou fã da carreira de Maiara, mas, e daí?).  O que não devemos fazer é repetir comportamentos machistas umas com as outras.

Atacar mulheres porque elas terminaram relacionamentos é uma dessas manias. Os exemplos não faltam. O mais recente é o caso da cantora Luisa Sonza, que foi duramente atacada por terminar um relacionamento com o humorista Whindersson, que sofre de depressão. Pense rápido: um homem seria atacado por terminar com uma mulher nessa situação?` Ou ele seria um cara "legalzão" que segurou uma barra até onde pode?

Pensem nisso antes de atacar (ou julgar) outra mulher.  Fazer o jogo da inversão e pensar se um homem seria atacado na mesma situação, por exemplo, costuma funcionar…

Sobre a autora

Nina Lemos é jornalista e escritora, tem 46 anos e mora em Berlim. É feminista das antigas e uma das criadoras do 02 Neurônio, que lançou cinco livros e teve um site no UOL no começo de 2000. Foi colunista da Folha de S. Paulo, repórter especial da revista Tpm e blogueira do Estadão e do Yahoo. Escreveu também o romance “A Ditadura da Moda”.

Sobre o blog

Um espaço para falar sobre a vida das mulheres com mais de 40 anos, comportamento, relacionamentos, moda. E também para quebrar preconceitos, criticar e rir desse mundo louco.