Topo

BBB chega à reta final com duelo entre Anitta e Marquezine. E o feminismo?

Nina Lemos

22/04/2020 04h00

Reprodução Instagram

Quando começou, o Big Brother Brasil 20, uma das edições de maior sucesso da história, foi celebrada como o BBB do feminismo. Assuntos importantes foram trazidos para as rodas de discussão, como sororidade, abuso sexual e machismo.

Houve também, logo de início, uma forte união das mulheres, que conseguiram eliminar homens que demonstraram atitudes machistas dentro da casa. Perto de o programa acabar, no entanto, o que estamos vendo do lado de fora é o oposto disso: uma brigalhada. E entre mulheres.  

Veja também

Sim, o reality virou motivo para brigas reais. Sim, pessoas estão deixando de se falar e sofrendo ameaças na internet por causa de um programa de TV. Talvez seja a quarentena. Talvez muita gente esteja jogando o medo e a raiva da pandemia no BBB — até dá para entender.  

O problema é que, nessas discussões, o velho clichê da "briga de mulher" apareceu de novo. No momento, a competição mais famosa é protagonizada por Bruna Marquezine e Anitta. 

Essas famosas não estão no programa. Mas compõem a "torcida", uma parte importante do jogo e que, neste ano, ganhou celebridades do porte de Neymar. E de Bruna e Anitta.

Duelo de torcidas

Pra quem estava em outro planeta e perdeu a formação dos times: Bruna é a estrela do programa nas redes sociais, onde comanda a torcida pela amiga Manu Gavassi. Na reta final, Manu venceu mais um paredão, depois de disputar a permanência na casa com Mari e Babu. Anitta, também telespectadora fiel, por sua vez, havia declarado publicamente a torcida para que Manu saísse da casa. Mais: prometeu fazer uma live se isso acontecesse, criando uma guerra de fãs clubes: fãs de Anitta X fãs de Bruna.

Essa atitude me fez lembrar os tempos de escola, lá nos anos 80, quando garotas da turma das vencedoras disputavam quem era mais popular. Isso durou até a sétima série. Acho que na oitava todas já eram maduras para saber que esse tipo de competição entre mulheres não leva  a nada.

Em 2020, a disputa entre Bruna e Anitta virou um duelo de famosas, com auxílio de alguns colegas jornalistas e dos fãs de ambas — seria a chance de Bruna e Anitta fazerem uma espécie de batalha de popularidade. "Quem tem mais poder? A torcida de Anitta ou a torcida de Bruna?" A audiência aplaude e adora competição feminina, claro.

Calma que pode piorar. Qual seria o motivo do ódio de Anitta? Além de ela, supostamente, ter uma rixa com Bruna por causa de Neymar (atenção para o clichê, briga por causa de homem!), fofocas dizem que Manu teria sido "metida com Anitta".

Sinceramente, briga por causa de alguém ser metida eu não via desde a quinta série. Quando isso se torna uma briga pública fica ostensivamente mais infantil. 

O tal BBB do feminismo, quem diria, corre o risco de ser lembrado como um filme idiota de sessão da tarde sobre meninas competindo na escola. Mesmo sendo apenas um programa de TV, não deixa de ser decepcionante.

 

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

BBB chega à reta final com duelo entre Anitta e Marquezine. E o feminismo? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre a autora

Nina Lemos é jornalista e escritora, tem 46 anos e mora em Berlim. É feminista das antigas e uma das criadoras do 02 Neurônio, que lançou cinco livros e teve um site no UOL no começo de 2000. Foi colunista da Folha de S. Paulo, repórter especial da revista Tpm e blogueira do Estadão e do Yahoo. Escreveu também o romance “A Ditadura da Moda”.

Sobre o blog

Um espaço para falar sobre a vida das mulheres com mais de 40 anos, comportamento, relacionamentos, moda. E também para quebrar preconceitos, criticar e rir desse mundo louco.