Topo

Sumir sem dar explicações. Quem nunca invejou a Ana Paula Arósio?

Nina Lemos

27/08/2020 04h00

Reprodução/ TV Globo

"Um dia eu vou sumir e nunca mais ninguém vai saber de mim'. Vai dizer que você nunca teve essa vontade? A fantasia fugir dos conhecidos e das obrigações sociais, pelo menos para mim, de vez em quando aparece como uma possibilidade distante e tentadora. "Mas um dia desses, eu vou fugir de casa. E não volto, e não volto", cantava Rita Lee, lá nos anos 70, na música "Eu e Meu Gato" Só que na vida real, ninguém tem coragem (ou pode) fazer isso. A não ser, bem, que você seja a Ana Paula Arósio.

Pensei nisso essa semana (e, mais uma vez, invejei a atriz) quando vi a comoção causada por mais um reaparecimento seu. Depois de dez anos, sem avisar, pumba: Ana Paula Arósio surgiu em uma propaganda de banco na TV. Imediatamente, queremos saber por onde onde ela andava, o que tem feito, se dessa vez "voltou pra ficar."

Veja também

Em uma pesquisa rápida, vi que ela mora em uma cidade no interior da Inglaterra com o atual marido. Não sabemos o nome da cidade. Ela não posta fotos de lá. Ana Paula parece ser uma alma evoluída. Pense, ela mora em um lugar que não sabemos onde é porque ela não posta tudo o que está fazendo nas redes sociais. Inclusive porque… ela nem tem redes sociais! Não é incrível?

 "Sumir, desaparecer, escafeder-se" parece ainda mais difícil (e tentador) em épocas de rede social, quando somos encontradas a qualquer momento pelo telefone e nosso celular mostra onde estamos. 

Já pensou, uma vida sem Instagram, sem Twitter, sem ninguém saber onde eu estou, sem dar satisfação, sem sentir inveja da vida que parece perfeita das outras pessoas? 

"Vida dos sonhos?"

Um dos motivos para o sumiço de Ana Paula Arósio causar tanta curiosidade é que ela, para muitos, tinha uma vida "maravilhosa" (vista de fora, certo?). Ela era uma atriz famosa, vivia com fama, dinheiro, beleza e glamour. Como alguém pode largar tudo isso? 

Pois eu entendo Ana Paula Arósio completamente. Quando ela deixa o pacote fama para trás, deixa também as cobranças em cima do seu corpo, as fofocas, as patrulhas. Ao sumir, ninguém mede seu envelhecimento através de fotos de paparazzi de biquíni em uma praia com títulos do estilo: "Aos 45, surpreende de biquíni". Sorte ou não da Ana Paula Arósio que escapou disso tudo?

Outra famosa que causa intriga por ter largado a fama é a deusa máxima da minha adolescência: Lídia Brondi, a moça que, nos ano 80, todas nós queríamos ser quando crescer. No auge da fama, Lídia inventou outra vida, pelo que li, é psicóloga e ainda mora no Rio de Janeiro. 

As duas são olhadas como pessoas que "enlouqueceram", como se dizer não para a fama  fosse loucura… Aposto que muitas colegas de profissão e contemporâneas de Lídia Brondi e de Ana Paula devem, muitas vezes, invejar o anonimato conquistado pelas atrizes.

Não sabemos o motivo do sumiço de Ana Paula Arósio, mas podemos entender que ela fez aquilo que todos nós de vez em quando desejamos.

Detalhe incrível: Ana Paula Arósio sumiu de repente. O que sabemos é que ela estava fazendo uma novela e um dia saiu e nunca mais voltou ao trabalho. Pouco profissional? Sim. Mas vai dizer que você nunca teve vontade de fugir de um dia chato no trabalho e nunca mais voltar?

Pois é, Ana Paula fez isso. Faltou às gravações da personagem para a qual estava escalada, na novela "Insensato Coração", e nunca mais voltou. Irresponsável? Sim. Mas como não admirar e invejar?

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Sumir sem dar explicações. Quem nunca invejou a Ana Paula Arósio? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre a autora

Nina Lemos é jornalista e escritora, tem 46 anos e mora em Berlim. É feminista das antigas e uma das criadoras do 02 Neurônio, que lançou cinco livros e teve um site no UOL no começo de 2000. Foi colunista da Folha de S. Paulo, repórter especial da revista Tpm e blogueira do Estadão e do Yahoo. Escreveu também o romance “A Ditadura da Moda”.

Sobre o blog

Um espaço para falar sobre a vida das mulheres com mais de 40 anos, comportamento, relacionamentos, moda. E também para quebrar preconceitos, criticar e rir desse mundo louco.